Juíza Cláudia Andrade, de Águas Lindas de Goiás, é entrevistada do programa Brasil Justiça
Magistrada Cláudia Andrade conta sua trajetória até iniciar a carreira em quadro do programa da AMB
As eleições diretas nos tribunais, o acesso à justiça coletiva e ainda a valorização do magistrado são os principais assuntos do Brasil Justiça desta semana. O entrevistado do programa é o juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), João Fischer. Há 19 anos na carreira da magistratura, na AMB ocupa o cargo de Subcoordenador da Justiça Estadual da Região Centro-Oeste. Já o quadro “Vida de Juiz” traz o depoimento da juíza goiana Cláudia Sílvia de Andrade Freitas, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), sobre a sua trajetória profissional até começar a trabalhar na magistratura.
No programa, João Fischer ressalta a importância das eleições diretas ao afirmar que "se a iniciativa já estivesse ocorrendo, vários tribunais teriam condições necessárias, hoje, de distribuição de recursos e atendimento na 1ª instância. Esse vetor de mudança é uma luta que está sendo defendida pelo presidente João Ricardo".
O magistrado destaca ainda o ato político da AMB, em conjunto com as Associações Estaduais de Magistrados, no dia 31 de março, por eleições diretas. Nesta data, os presidentes das Associações Estaduais vão protocolar nos tribunais (estaduais, federais, militares e trabalhistas), o requerimento para que haja alteração no regimento interno. O objetivo é que os juízes possam escolher, por voto direto, os dirigentes da corte.
No quadro “Ser Juiz”, Maria Madalena Telesca, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT), relata como é exercer a profissão no Estado.
O Brasil Justiça é um programa da AMB, apresentado semanalmente pela jornalista Renata Brandão. As entrevistas abordam temas de interesse da magistratura e mostram ao público a Justiça muito além dos tribunais. É uma oportunidade de se discutir o futuro do Judiciário sua importância para a sociedade. Participe do nosso programa. Mande sua sugestão para o e-mail
Conheça o canal do Brasil Justiça no Youtube.
Veja aqui os programas anteriores.
Exibições:
Inédito: Sexta-feira, às 19h30
Reapresentações: Sábado, às 6h30
Domingo, às 14h
Segunda-feira, às 22h
Fonte: Ascom/AMB. Foto: Aline Caetano (CCS/TJGO)