A partir desta quarta-feira (14), a Escola Nacional de Magistratura (ENM) tem uma nova secretária-geral. A magistrada Marília de Ávila e Silva Sampaio assumiu o cargo em substituição ao juiz Renato Castro Teixeira Martins.
Marília Sampaio é coordenadora da Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF). A juíza elogiou a atuação da ENM que, segundo ela, é fundamental para o trabalho dos magistrados. “A função da Escola é contribuir para o aperfeiçoamento dos juízes, oferecendo alternativas para que desempenhem melhor suas funções”, analisa.
Marília ressalta a importância dos temas debatidos nos cursos. “A diversidade de assuntos completa ainda mais a formação dos magistrados, principalmente por não ser voltado apenas para os juízes, atuando também como troca de experiências”, explica. A magistrada chega à ENM com o objetivo de contribuir com os projetos, além de apoiar a parte operacional, diluindo tarefas e oferecendo suporte à magistratura.
Trajetória
Marília de Ávila e Silva Sampaio é juíza Titular da 14ª vara de Brasília, e coordenadora da Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), é também pós-graduada em Direito Privado e Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília.
A magistrada é autora do livro Eficácia Horizontal dos direitos fundamentos nas relações entre particulares e a boa-fé objetiva. Além deste, é co-autora do livro Curso básico de Direito Administrativo – Doutrina e Jurisprudência.