Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes aprovados em concurso tomam posse


Átila Naves (ao centro): "Função árdua, mas detentora de bons eflúvios"


Os 18 juízes aprovados no último concurso da magistratura tomaram posse em solenidade realizada na segunda-feira, dia 29, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Carlos Eduardo Martins da Cunha leu, em nome de todos os aprovados, o juramento de honra da profissão. Em seguida, Franciely Vicentini Herradon, primeira colocada no concurso, discursou em nome dos novos juízes, lembrando que todos enfrentaram uma longa jornada para conseguir aprovação no concurso.



O diretor do Fórum de Goiânia, Carlos Alberto França, discursou , saudando os novos magistrados. Ele recorreu ao livro "O Poder dos Juízes", de Dalmo de Abreu Dallari, para discorrer sobre a relevância social dos magistrados, e disse que os avanços tecnológicos e as modificações na legislação vêm alterando de forma significativa o cenário de atuação dos juízes e impondo novos desafios ao Poder Judiciário. Para o diretor do Fórum de Goiânia, diante desse cenário, "o juiz nunca deve deixar de lado a sua capacidade de indignação", para que possa transformar a realidade.


O presidente da Asmego falou sem seguida, desejando sucesso aos novos juízes. Segundo Átila Naves Amaral, a magistratura é uma função árdua, mas detentora de bons eflúvios. "O juiz não pode mais ficar enclausurado no gabinete. Precisa se integrar à sociedade". O presidente da Asmego lembrou que a Associação dos Magistrados de Goiás estará trabalhando com empenho para que as carreiras deles sejam cobertas de êxito.



O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), José Lenar de Melo Bandeira, encerrou a solenidade, dizendo que o juiz não deve ser neutro, mas fazer uso do que Rui Barbosa chamou de "a indignação que ilumina".


"Foram três anos de muita provação, muito estudo. Hoje eu considero que estou pronta para exercer essa função", avalia a nova juíza, Letícia Silva Carneiro de Oliveira. "A magistratura é um sacerdócio, um dom de Deus, é a realização do grande sonho da minha vida".


A solenidade de posse dos novos juízes contou ainda com as presenças: do vice-presidente da Asmego, desembargador Homero Sabino de Freitas, do vice-presidente do TJ-GO e presidente da Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal, desembargador Felipe Batista Cordeiro; do procurador-geral do Estado, Lourival de Castro São Tomé, representando o governador de Goiás; do procurador-geral do Município, Marconi Pimenteira, representando o prefeito de Goiânia, do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Vítor Barbosa Lenza; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Floriano Gomes da Silva, do procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura; do presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Lauro Machado Nogueira; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Goiás, Miguel Ângelo Cançado; da vice-presidente do TRE do Maranhão, Nelma Sarney; e da presidente da Associação das Mulheres de Carreiras Jurídicas, Laudelina Inácio da Silva.


Após a solenidade de posse, os novos juízes foram recepcionados pela diretoria da Asmego na sede da associação.



Carlos Eduardo Martins da Cunha: Juramento diante de um público atento



Franciely Vicentini Herradon: Magistratura como ponto de partida