Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes criminais do Entorno se reunirão para discutir problemas da região


Os juízes goianos que atuam em varas e juizados criminais de comarcas do entorno do Distrito Federal se reunirão para discutir os principais problemas que afetam a região. A iniciativa é do Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno do Distrito Federal, que será instalado na quarta-feira (23), às 11h, no Centro de Convenções de Luziânia. O chefe do Gabinete, coronel Edson Costa Araújo apresentou o projeto nesta segunda-feira (21) ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, que colocou-se a disposição para auxiliar os trabalhos naquilo que couber ao TJGO.


O Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno do DF é uma proposta do Governo estadual para “diminuir a distância entre cidades do entorno e a capital”, de acordo com o coronel. A ideia, segundo o chefe do Gabinete, é disponibilizar um grupo de trabalho multidisciplinar, formado pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, para auxiliar os comandos locais e, além disso, criar uma ponte com o Governo Federal para implementar ações de combate e prevenção da violência na região. “Queremos propor ações de segurança, mas também promover justiça social naquela região que, sabemos, tem elevados índices de violência e pobreza”, pontuou Edson Costa.


Serão 19 as cidades de atuação do Gabinete, e coincidem com as cidades abordadas pela Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride), projeto do Ministério de Integração Nacional cujo objetivo é garantir à região condições satisfatórias de saúde, segurança, transporte, moradia, saneamento, emprego e meio ambiente. A Ride abrange ainda o DF e três cidades de Minas Gerais, também localizadas no entorno do DF. “Nossa intenção, ao adotar o mesmo grupo de municípios, é justamente sensibilizar o Governo Federal, que com a criação da Ride já definiu a região como especial e prioritária”, explicou o chefe do Gabinete de Gestão de Segurança Pública.


Lenza determinou ao juiz-auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-GO), Wilson Dias, que coordene o encontro entre os juízes da região com atuação em varas e juizados criminais, para que, com a experiência prática vivenciada em suas unidades judiciárias, possam contribuir para a formatação de um plano de ações e prioridades do Gabinete. “Posso dizer que não há sequer um projeto no qual tenhamos trabalhado que não tenha alcançado sucesso. Desejo o mesmo para este grupo de trabalho que se forma em prol de uma demanda urgente em nosso Estado”, declarou o presidente do TJGO. Wilson Dias foi titular da Vara de Execuções Penais (VEP) de Goiânia, indicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como exemplo a ser seguidos por demais VEPs do país. O encontro entre juízes e o grupo de trabalho do Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno será realizado tão logo iniciem os trabalhos da nova unidade estadual.