Em Brasília, presidente Gilmar Coelho e membros da entidade se reuniram com 23 magistrados recém-ingressos no TJGO
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, prestou assistência, nesta quarta-feira (27), a juízes que atuam em comarcas do Entorno do Distrito Federal (DF). Foram visitadas as unidades de Cristalina, Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Planaltina de Goiás.
Acompanharam Gilmar Coelho na ação o diretor de Segurança dos Magistrados da ASMEGO, juiz Murilo Vieira de Faria; diretor do foro de Goiânia, juiz Átila Naves do Amaral; e o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Wilton Müller Salomão. A atividade teve como objetivo ouvir dos magistrados da região as condições nas quais funcionam suas comarcas.
Como nos encontros regionais da ASMEGO no interior e nas iniciativas do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, organizado pela entidade classista, nessas reuniões com juízes do Entorno foram tratados assuntos de interesse da magistratura.
Entre eles, a reivindicação da ASMEGO, no plano de democratização do Judiciário, para que a Diretoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) seja exercida por magistrado.
“Falamos sobre participação pró-ativa dos magistrados na discussão e elaboração do orçamento do Judiciário; déficit de juízes e servidores; movimentação na carreira da magistratura; e dificuldade em lotação de juízes em comarcas do Entorno”, diz Gilmar Coelho.
“Os colegas receberam a direção da ASMEGO com entusiasmo e satisfação, ficando os diretores de foro das comarcas visitadas, encarregados de enviar e-mail para a associação com sugestões e pleitos de suas unidades judiciárias”, completa o magistrado.
Instalação de mais dez varas em Goiânia e em outras comarcas de intenso movimento forense; ampliação do TJGO para 50 desembargadores; e criação do terceiro assistente para comarcas do interior foram outros temas abordados nessas reuniões.
Integração
A atividade dos membros da ASMEGO no Entorno do DF terminou na noite desta quarta-feira, em Brasília. Com interlocução da juíza substituta Raquel Rocha Lemos, eles participaram de jantar de confraternização junto a 23 juízes recém-ingressos no TJGO.
Os juízes substitutos fazem nesta semana, na capital federal, um curso de formação inicial na magistratura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação