Aproximadamente 50 juízes que atuam nas comarcas do Entorno do Distrito Federal participam, hoje e amanhã, do curso Gestão e Liderança, na Asmego. O curso faz parte do Programa Integrar, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a colaboração do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).Na abertura dos trabalhos, a juíza auxiliar do CNJ e coordenadora do Programa Integrar, Maria da Conceição da Silva Santos apontou as dificuldades constatadas na comarcas do Entorno e falou sobre a importância de se discutir melhorias na administração judiciária.
O curso Gestão e Liderança é ministrado pelo chefe do Núcleo de Organização e Normatização do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Claúdio Gomes de Oliveira. Os magistrados participarão do curso hoje (31) e amanhã (1º). Na quarta (2) e na quinta (3) o curso será direcionado aos servidores. Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJGO e diretor administrativo da Asmego, Wilton Müller Salomão, o objetivo da parceria firmada entre o Conselho e o Tribunal é a melhoria dos serviços prestados e a qualificação dos magistrados e servidores, na região do Entorno do Distrito Federal. " Por meio da qualificação, os juízes e servidores terão ferramentas para enfrentar a grande demanda nas comarcas", afirma.
Programa Integrar
O Programa Integrar é composto por uma equipe multidisciplinar formada por juízes e técnicos especializados no desenvolvimento e implantação de ações que possibilitam o alcance dos objetivos pretendidos. O Programa é sempre executado em parceria com o Judiciário local, a partir de convênio realizado. Os objetivos do Integrar são: melhorar o funcionamento das unidades administrativas; uniformizar os procedimentos adotados pelos tribunais de justiça dos Estados, visando atender o Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional, em acordo com a Resolução nº 70 do CNJ; firmar parcerias a fim de envolver outros órgãos na solução de problemas encontrados.