Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes e desembargadores são homenageados no aniversário de 151 anos da Polícia goiana


Átila Naves Amaral, presidente da Asmego, recebendo a comenda

Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes no Grau-Comendador.


Confira esta e outras imagens em nossa Galeria de Fotos, no link Eventos.




O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, recebeu das mãos do governador Alcides Rodrigues a comenda alusiva à Ordem do Mérito Tiradentes, da Polícia Militar do Estado de Goiás, no grau de Grã-Cruz.


A solenidade que faz parte das comemorações de aniversário dos 151 anos da polícia goiana, aconteceu ontem (7), na sede da Academia da Polícia Militar, no Setor Leste Universitário, em Goiânia e teve apresentação da Orquestra Sinfônica da PM, desfile militar e terminou com um show de fogos de artifício.


O presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, (foto) foi um dos homenageados  com a comenda Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes no Grau-Comendador. A mesma medalha foi entregue ainda aos juízes auxiliares da presidência do TJGO, Aureliano Albuquerque Amorim, Enyon Artur Fleury de Lemos e Wilton Muller Salomão. Os juízes Roberto Neiva Borges e Marcus da Costa Ferreira também receberam a  Medalha no Grau-Comendador.


Também foram agraciados os desembargadores Ney Teles de Paula, Kisleu Dias Maciel Filho, João de Almeida Branco , Rogério Arédio Ferreira, Geraldo Gonçalves, Hélio de Amorim, o Ouvidor-Geral de Justiça, professor José Izecias de Oliveira e o  juiz Danilo Luiz Meireles dos Santos.


Na categoria de Grande Oficial foram agraciados o desembargador Luiz Cláudio Veiga, o diretor do Foro, juiz Carlos Elias da Silva e o juiz Fabiano Abel de Aragão Fernandes.


A Ordem do Mérito Tiradentes foi criada na Polícia Militar do Estado de Goiás em 2008 com a finalidade de reconhecer e valorizar as autoridades, entidades civis e corporações militares pelas ações e méritos excepcionais em prol da instituição.


A Ordem do Mérito nasceu a partir da Medalha Tiradentes, sendo estabelecida uma classificação em três graus: Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz. Todos aqueles que antes foram agraciados com a medalha Tiradentes receberam a titulação de Comendador.


A Comenda foi criada no ano das comemorações do Sesquicentenário da PMGO e trata-se de uma reverência ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono de todas as polícias militares do Brasil, Seu exemplo rompe as fronteiras do tempo, mantendo viva a chama do amor à Pátria, conforme lembra o decreto instituidor da homenagem.