O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Aureliano Albuquerque Amorim é um dos participantes, em Brasília, do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas que está sendo ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados em parceria com o STJ e o Ministério da Justiça. Também participa do curso o juiz Aldo Saad Sabino de Freitas, da comarca de Anápolis.
Com início hoje, o curso segue até sexta-feira(14) e vai formar multiplicadores facilitando a disseminação da técnica de mediação por todo o Judiciário brasileiro e ainda ajudar a solucionar os conflitos de interesse e permitindo maior pacificação social.
De acordo com o juiz Aurelino Amorim “a mediação é uma forma alternativa de solução de controvérsias, onde o mediador age ajudando as partes a chegarem a um acordo que lhes atenda os reais interesses, sem a necessidade de impor uma solução como ocorre nos julgamentos.” E lembra a diferença nos resultados finais entre julgamento e mediação: “mesmo diante de um julgamento, o problema está finalizado, mas não resolvido, posto que as partes não aceitam e não mais se relacionam”, enfatiza.
O curso será ministrado pela ENFAM- Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, em parceria com o STJ e o Ministério da Justiça.