Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes participam de curso sobre conciliação


Aberto ontem (29) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, o Curso sobre Uso de Técnicas Auto Compositivas pelo Magistrado em Audiências prosseguiu hoje pela manhã com palestra de juiz Roberto Portugal Bacellar, de Curitiba, que falou sobre as habilidades sociais encontradas em programas com elevados índices sociais. Também pela manhã foi ministrada palestra pelo juiz André Gomma de Azevedo, como tema Métodos Autocompositivos de Resolução de Disputas. O curso tem por objetivo principal desenvolver habilidades para que os magistrados atinjam maiores índices de conciliação.


Na abertura do evento, Paulo Teles observou que “a importância desse sistema é tão grande que o TJGO entendeu por convocar todos os magistrados para terem as informações técnicas necessárias, de modo que a tentativa de acordo não se resuma numa simples solicitação, no início da audiência, quase sempre com um não seco”. Houve apresentação de vídeo relacionado ao tema, e ainda, do Coral Vozes da Justiça e da Banda da Polícia Militar.


Coordenadora do Movimento pela Conciliação em Goiás, a juíza Doraci Lamar disse que o evento é a realização do que acredita. “É a concretização de minha esperança de que a paz deve vencer sempre”. Segundo ela, Roberto Portugal e André Gomma são as duas maiores autoridades do Brasil na área da conciliação. “Acredito que eles poderão nos ajudar a mudar os paradigmas e a obter melhores resultados”, comentou. O curso segue à tarde com abordagem dos temas Introdução à Mediação, das 14h às 15h45, e Técnicas de Mediação Passíveis de Uso por Magistrados, das 16 às 18 horas.