Cerca de 100 Juízes vão trocar a toga pelo capacete para participar do II Encontro de Motociclismo da AMB, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, paralelamente ao VIII Brasília Moto Capital, que começa na próxima quarta-feira (25) e vai até o domingo (29), na Capital Federal. A ideia é integrar os Magistrados que praticam essa atividade esportiva e agregar valor social, incentivando todos os Motociclistas a disseminar boas práticas e respeitar as leis de trânsito.
Caravanas com Juízes de todas as regiões do país chegarão a Brasília, na tarde da próxima quarta-feira (25), para se dirigir ao Parque de Exposições Granja do Torto. As atividades previstas durante o encontro buscam incrementar uma campanha educativa para reduzir o número de vítimas de trânsito em acidentes envolvendo motociclistas, por meio de uma parceria com entidades e órgãos como o Movimento Brasileiro de Motociclistas e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com as estatísticas oficiais, cerca de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito.
O Diretor-Adjunto para a Região Nordeste da AMB, Cid Peixoto, destaca a importância da conscientização e de um papel conjunto de várias instituições e da sociedade para um mesmo objetivo. “A AMB busca, como instituição, endossar um pacto pela segurança. Para que isso tenha realmente resultado, precisamos tomar uma atitude urgente e viabilizar um movimento nacional com esse objetivo comum”, afirmou o Magistrado.
No estande da AMB serão apresentados os conceitos do movimento “Moto Consciente”, que é voltado principalmente ao uso responsável do capacete, à conspicuidade (a melhor visibilidade do motociclista), cuidados com óleo na pista e os temidos pontos cegos. Para inverter os papéis e mostrar a importância do bom posicionamento dos motociclistas no trânsito, haverá uma ambulância com duas motos na lateral que simulará os pontos cegos. Os participantes poderão sentar no assento do motorista e compreender os limites da proximidade entre a motocicleta e os veículos.
Na manhã da quinta-feira (26), está incluso um city tour por Brasília. Na sexta-feira (27), os Magistrados darão uma volta de moto pela Capital Federal e encerrarão o dia com a entrega das premiações do Encontro de Motociclismo da AMB. O motociclista que percorrer a maior distância pelas ruas de Brasília será premiado, assim como a caravana com maior número de integrantes.