O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, visitou na manhã desta sexta-feira (8/10) o Clube de Tiro da Polícia Militar, em Senador Canedo. Na oportunidade, estava sendo realizado o treinamento de tiro, com o objetivo de habilitar juízes ao uso de pistola Ponto 40 e revólver 38. Acompanhado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Antônio Elias, Paulo Teles conheceu as instalações da área de tiro, acompanhou demonstrações do uso de pistola, de arma de longo alcance e também uma simulação de operação de resgate, com o uso de explosivos.
“Este curso é muito importante para a preparação dos magistrados para lidar com situações extremas. Mesmo que pequeno, existe o risco inerente à profissão e é preciso estar preparado para o caso de alguma necessidade, para o caso de ter que usar arma de fogo para defender a própria vida e a vida de terceiros”, explicou Paulo Teles. Segundo o desembargador-presidente, o momento é também de interação entre os representantes do Poder Judiciário e a Polícia Militar. “São instituições fundamentais na manutenção da ordem e da paz social. Por isso é preciso estreitar os vínculos, aproximar as pessoas e criar um círculo de amizade e respeito entre juízes e policiais militares”, discursou Teles.
Segundo o assessor militar do TJGO, major Carlos Eduardo Belelli, o treinamento de tiro compreende atividades de orientação teórica, simulação de situação de conflito e exercícios práticos com arma de fogo da preferência do juiz. “É preciso conhecer bem a arma, saber manuseá-la com segurança e manter a tranquilidade se acontecer uma situação de risco”, frisou Belelli. Ele informou ainda que as atividades realizadas na área de tiro da PM objetivam atender ao Estatuto do Desarmamento, que regulamenta o porte de arma de fogo para algumas categorias profissionais, dentre elas o Ministério Público e da Magistratura.
Participaram do treinamento 30 juízes de várias comarcas goianas, entre eles os juízes-auxiliares da Presidência Aureliano Albuquerque Amorim e Wilton Müller Salomão.
Veja mais fotos na Galeira de Imagens
Texto e fotografias: Alaor Félix