Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes participam de workshop para planejamento da Semana Nacional de Conciliação

A presidente e o coordenador da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade e o juiz Fernando Ribeiro Montefusco, juntamente com a assessora de comunicação do TJGO, Carolina Zafino, participaram do 2º Workshop dos Gestores Nacionais da Metas de Nivelamento (Meta 2) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado em Brasília, nesta quinta-feira (6).


A ação prepara juízes da comissão de conciliação e assessores de comunicação dos tribunais para uma ação mais integrada durante a realização da Semana Nacional da Conciliação, que será promovida em outubro e dezembro, com a finalidade de julgar ainda esse ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005 (Meta 2).


Segundo Doraci Lamar, o Brasil é um país altamente litigioso e a Semana Nacional divulga uma nova cultura de pacificação. Ela destaca ainda que ensinar o brasileiro a tentar a conciliação e só depois procurar o judiciário é uma mudança de paradigma que não se faz da noite para o dia.


Isso é tão real que Fernando Montefusco ressalta que é necessária uma maior participação dos magistrados, pois a resistência à conciliação prejudica essa nova cultura. Segundo ele, o processo judicial não atende às necessidades da sociedade porque não traz a efetividade da justiça, é moroso e estimula o acirramento do conflito. “A proposta da conciliação é a alternativa para tornar a justiça mais célere e visa alcançar a pacificação social, função básica do judiciário”, disse.


O movimento é tão importante para o alcance da Meta 2, que o CNJ reuniu os assessores de comunicação dos Tribunais brasileiros para definir ações de cobertura da Semana Nacional de Conciliação. “É muito importante uma ação bem planejada com a mídia para que o TJGO consiga atingir a Meta 2 e também incentivar a sociedade conhecer e acreditar numa forma mais célere de solucionar questões jurídicas”, ressaltou Carolina. Segundo a assessora de comunicação do TJGO, toda a equipe do Centro de Comunicação Social, dirigido pela diretora Eliani Covem, vai trabalhar firme para garantir uma maior visibilidade ao evento.