Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juízes se mobilizam para grande ato em Goiânia em defesa das eleições diretas nos tribunais

corte especial tjgo Ato ocorrerá na Corte Especial do TJGO

Magistrados de todo o Estado se reunirão em sessão da Corte Especial no dia 22 de outubro


 Os juízes que atuam no 1º grau em Goiás se organizam para um grande ato em Goiânia, no dia 22 de outubro, em defesa da instituição das eleições diretas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Esta é mais uma atividade do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, iniciativa da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) que tem fomentado o debate em torno do tema junto a associados que atuam em todas as regiões.


No dia 22, o grupo pretende reunir-se para acompanhar a sessão da Corte Especial, às 13 horas. No dia 31 de março deste ano, na primeira grande mobilização da magistratura em 2014 pela democratização do Poder Judiciário, dezenas de magistrados - incluindo juízes de 1º grau e desembargadores - protocolizaram um requerimento junto à Presidência do TJGO pedindo eleições diretas para presidente e vice-presidente do órgão, bem como para corregedor-geral da Justiça. O ato foi realizado simultaneamente pelas demais associações brasileiras coordenadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Tal requerimento tem como relator o desembargador Carlos Alberto França.


Com a criação do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, a ASMEGO ampliou as bandeiras em torno do assunto. Além de eleições diretas, o fórum defende, também, participação efetiva da magistratura nas discussões relacionadas ao orçamento do Judiciário e a ocupação do cargo de diretor-geral do TJGO por juiz de Direito. Nos encontros regionais promovidos pela ASMEGO, em que o Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário tem estado presente, outras bandeiras relacionadas à luta pela democracia têm surgido.


Exemplos são propostas como a que sugere a nomeação de juízes do interior para atuarem como juízes-auxiliares da Presidência e da Corregedoria Geral da Justiça e a defesa intransigente do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (Fundesp). Para saber mais sobre o ato que será promovido pelo Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, entrar em contato com a Assessoria da Presidência da ASMEGO.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação