Os jurados do X Prêmio AMB de Jornalismo receberam nesta segunda-feira (2), durante café da manhã, em Brasília, os trabalhos finalistas que concorrem à premiação. O evento contou com a participação do presidente da associação, João Ricardo Costa, e do vice-presidente de Comunicação, Gil Guerra.
Na ocasião, também foram esclarecidos os critérios de avaliação do material – que foi previamente analisado por uma comissão de seleção da AMB -, bem como o regulamento do prêmio. Os jurados deverão observar uma série de pontos pré-definidos e dar notas de zero a 10 aos trabalhos selecionados em sete categorias: Impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo; Fotojornalismo; Assessoria de Imprensa das associações filiadas à AMB, e Grande Prêmio de Direitos Humanos. Ao todo, serão 115 mil reais em prêmios.
“Nosso objetivo é criar incentivos à imprensa para que ela informe a sociedade sobre o funcionamento do Judiciário, como se dá o acesso à Justiça e como é nosso trabalho diante de contextos adversos e precariedade legislativa”, destacou Costa. Para Gil Guerra, o prêmio “promove o interesse da imprensa em assuntos ligados ao Judiciário”, o que acaba por aproximar tanto a mídia quanto o cidadão da Justiça.
Os finalistas de cada categoria serão informados 10 dias antes da premiação, marcada para o dia 11 de maio, em Brasília. Veja abaixo um breve currículo dos jurados da décima edição do Prêmio AMB de Jornalismo.
Elisabel Ferriche – Foi repórter e âncora da Rádio Nacional de Brasília e da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Atuou também como editora do Jornal Repórter Brasil Manhã, da TV Brasil, e âncora na Rádio CBN e na Rádio Ok. Atualmente, apresenta o Programa “Com a Palavra”, da Rádio Câmara.
Erica Andrade – É chefe da assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento e professora do centro Universitário Iesb. Também atuou como assessora da imprensa da Receita Federal e foi coordenadora de Política e repórter especial do Correio Braziliense. Atuou, ainda, nas assessorias do Banco Central e da Secretaria de Aviação Civil.
Luiz Felipe Neve – Jornalista e servidor do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi revisor jurídico da Secretaria de Comunicação Social do STF na gestão da ministra Ellen Gracie e do ministro Gilmar Mendes. Assumiu a coordenação de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na gestão dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.
René Dotti – Advogado, professor e jurista com atuação nas áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Eleitoral e Direito Penal. Foi Conselheiro Federal da OAB/Paraná, coautor do anteprojeto da Lei de Execução Penal, e presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. É membro da Academia Paranaense de Letras e já recebeu o prêmio Heleno Fragoso de Direitos Humanos.
Roberto Jayme - Fotógrafo profissional, atuou na Folha de São Paulo e Veja e foi chefe do departamento de fotografia do Jornal de Brasília. Atualmente, trabalha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e como fotógrafo freelancer.
Rodrigo Haidar – Jornalista com ampla experiência no setor Judiciário, é sócio-diretor da Sapiens Comunicação. Foi repórter, editor e chefe de redação da revista Consultor Jurídico e repórter do Portal iG e da revista Carta Capital. Venceu por duas vezes o Prêmio AMB de Jornalismo.
Rosangela Caino – Atuou por 12 anos na RBS TV e Grupo RBS, com experiência em produção, edição, reportagem e coordenação de equipes multimídia. Atualmente, trabalha na comunicação do Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Fonte: AMB