Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juriscred é inaugurada em noite de festa

 


A Asmego inaugurou, na noite de 18 de julho, a sede da Cooperativa de Crédito dos Magistrados e Servidores da Justiça do Estado de Goiás (Juriscred), que já está funcionando no próprio prédio da associação, no Jardim Goiás.


O presidente da Associação do Magistrados do Estado de Goiás, Átila Naves Amaral, falou durante a solenidade de inauguração e fez questão de ressaltar o empenho do ex-presidente da Asmego Wilson Dias, em sua gestão, no sentido de tornar a Juriscred realidade. Átila enalteceu ainda o importante trabalho do coordenador da cooperativa, Ênio José Bitencourt, além de lembrar e agradecer a atenção especial dada pelo Banco Central à Asmego no processo de implementação da cooperativa.


O atual presidente da Asmego disse ainda que a Juriscred é fruto de um sistema forte, que respaldará os cooperados nos momentos de necessidade. Átila Naves Amaral fez questão de dar boas vindas tanto aos cooperados já associados, quanto às categorias que ainda virão para a Juriscred. 


Em seu discurso, José Ricardo M. Machado, presidente da Juriscred, também elogiou o ex-presidente Wilson Dias, por todo o trabalho inicial, e o atual presidente da Asmego, que, com "seu jeito arrojado de administrar", culminou na inauguração da cooperativa. O presidente da Juriscred disse que a expectativa de funcionamento da cooperativa agora é muito positiva e completou: "Já estamos funcionando na segunda quinzena de julho e tivemos investimentos de elevada monta. 


O ex-presidente Wilson da Silva Dias, que fomentou a idéia de criar a cooperativa e realizou os primeiros trâmites burocráticos em Brasília, disse que agora a idéia de cooperativa está sendo assimilada pelos colegas e acredita numa uma união de segmentos: "os serventuários da justiça vão contribuir muito e a tendência é que o Ministério Público venha participar conosco, pois é de interesse de todos". Wilson Dias falou ainda que, com a abertura da sede, quem não acreditava ou que tinha alguma dúvida quanto ao sucesso do empreendedorismo vai acabar participando. "Estão de parabéns o Dr. José Ricardo e também o Dr. Átila, que desempenhou um papel essencial, abriu as portas e instalou a sede. Eles tornaram realidade um sonho, concretizando a cooperativa com uma estrutura e com uma idéia maior que a nossa anteriormente", elogiou. O ex-presidente lembrou-se da necessidade, a partir de agora, dos colegas se conscientizarem dos ganhos e benefícios do cooperativismo: "aqui somos donos. Nenhuma outra cooperativa iniciou com essa estrutura e isso a própria direção do Sicoob reconheceu. Temos tudo para dar certo".   


Homero Sabino de Freitas, 1º vice-presidente da Asmego, também falou no evento de inauguração e relacionou a criação da cooperativa com a história de luta pela fundação da Asmego: "assim como a criação da cooperativa, que se iniciou hoje com ares de uma grande instituição, a fundação da entidade dos magistrados parecia incerta e sem sucesso, e hoje, ela é um exemplo de associação de classe para todo o país, consolidou-se e manteve a honradez de seus membros". Ele ainda elogiou a idéia e o trabalho iniciais de Wilson Dias, e complementou: "Merece parabéns também o Átila, que consolidou a idéia e o sonho". Homero Sabino aproveitou e mandou um recado para os outros associados "podem estar certos de que vamos até aqueles que ainda não entenderam bem o que será essa cooperativa com ensinamentos para mostrar a todos o que é a Juriscred". Questionado se essa iniciativa pode contribuir com uma maior união entre os magistrados, ele foi incisivo: "com certeza. A própria palavra cooperativa remete à união, que é o que mais a Asmego precisa atualmente. Além disso, a Juriscred vai completar mais um serviço ao associado que ainda não existia".        


Fabrício Modesto César, Vice-Presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil de Goiás (Sicoob-GO), em seu discurso, afirmou que o sucesso da cooperativa depende exclusivamente dos cooperados e lembrou da importância destes realizarem as suas principais movimentações financeiras (como tomar empréstimos, depósitos, aplicações, usar os produtos oferecidos) para contribuir com o longo caminho que a cooperativa ainda tem que traçar para alcançar o pleno êxito. "O Sicoob acredita, mas vocês têm que acreditar mais do que nunca nessa cooperativa", completou.


Norval Barbosa, representando a presidente do Sindijustiça, Rosângela Alencar, falou na abertura sobre o entusiasmo do sindicato em participar da cooperativa e mencionou o interesse de outras cooperativas, inclusive a dos servidores públicos (ServCred), em fazer uma fusão com a Jurisdred.


De acordo com Ênio Bitencourt, a Juriscred já possui 268 cooperados. Os funcionários, que passaram por um treinamento de atendimento aos cooperados, realizaram aberturas e confirmação de contas inclusive na noite de inauguração da agência, que já estava funcionando normalmente. A gerência da cooperativa enviou fichas cadastrais e cartões de assinaturas para todos os cooperados e aguarda a devolução das mesmas para abrir as contas. Aqueles que efetivarem esse processo, terão acesso a cartões de débito e crédito, que, segundo o coordenador, devem estar disponíveis em aproximadamente 10 dias, já que a cooperativa funcionará como uma agência bancária. Ênio disse ainda que os contatos para angariar mais sócios se intensificarão a partir de agora, inclusive aos membros dos Tribunais de Contas do Município e do Estado, além dos servidores da Justiça.


A solenidade ainda contou com a presença das seguintes autoridades: Norival Santomé, Procurador Geral do Estado, representando o Governador Alcides Rodrigues; Marconi Pimenteira, Procurador Geral do Município, representado o prefeito Iris Rezende; Lauro Machado Nogueira, presidente da Associação Goiana do Ministério Público; os desembargadores Homero Sabino de Freitas, 1º vice-presidente da Asmego; João Canedo Machado, Diretor da Escola da Magistratura de Goiás; Floriano Gomes, corregedor-geral da Justiça; Gilberto Marques; Zacarias Coelho; além da 2ª vice-presidente da Asmego, Liliana Bittencourt e de Jesus Divino, representando o Secretário Estadual da Fazenda, Jorcelino Braga.