Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Jurista comenta trabalhos finalistas da categoria Direitos Humanos do X Prêmio AMB de Jornalismo

premio-amb-jornalismoSerão distribuídos R$ 115 mil entre os vencedores de Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos


Especialista na área de Direitos Humanos, o jurista paranaense René Dotti foi um dos jurados do X Prêmio AMB de Jornalismo. Em suas avaliações, utilizou a bagagem de anos de profunda experiência na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos.




Em relação aos trabalhos finalistas que concorrem na categoria Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos, o advogado destacou a qualidade e extrema relevância dos temas, variedade de depoimentos, fontes, personagens e real contribuição ao jornalismo e à área de direitos humanos.


Sobre a série “Meninos do Brasil”, da jornalista Ciara Carvalho, do Jornal do Commercio, Dotti ressaltou que “a realidade sofrida pelas crianças e adolescentes de Caruaru (PE) é um retrato vivo e ambulante da violência e da miséria no Morro do Bom Jesus, e que o importante trabalho traz histórias e perspectivas peculiares aos personagens da narrativa, demonstra a sensibilidade e o espírito público da jornalista, que pessoalmente colheu o material em límpida e clara redação”.


Já a reportagem publicada na Revista Congresso em Foco, intitulada “Jurados de morte: o drama de mais de 2 mil autoexilados no próprio país”, de Edson Sardinha de Souza, mostra cidadãos que sofrem ameaças constantes em razão das causas que defendem e, dessa forma, “incentiva a discussão de questões relacionadas aos direitos humanos e contribui para a compreensão do trabalho e da importância para a sociedade de um Judiciário forte e de uma magistratura independente ao mostrar a perseverança e o destemor dos juízes que continuam no exercício pleno de suas atividades, apesar das ameaças”, segundo Dotti.


O advogado comentou também o trabalho “Retratos da vida insana no cárcere”, publicada em O Globo e de autoria de Vinícius Sassine: “A série de reportagens é um contraponto da realidade trágica sofrida por internos do sistema prisional e revelam a extrema penúria sofrida por eles. Deixar os delinquentes perigosos, após reconhecida sua inimputabilidade mental, aos cuidados da ‘autoridade de saúde competente’ implicaria em gravíssimo estado de insegurança coletiva, simplesmente porque criminosos ‘astutos e afortunados’ facilmente poderiam conseguir, junto à ‘autoridade competente’, um laudo ideologicamente falso para demonstrar que o ‘doente está curado’”, considera.


Currículo


René Dotti é advogado, professor e jurista com atuação nas áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Eleitoral e Direito Penal. Foi conselheiro federal da OAB/Paraná, coautor do anteprojeto da Lei de Execução Penal, além de ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. É membro da Academia Paranaense de Letras, já recebeu o prêmio Heleno Fragoso de Direitos Humanos e possui vários artigos publicados e conferências ministradas no Brasil e no exterior.


Prêmio


Serão distribuídos R$ 115 mil entre os vencedores de Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos. Ao todo, foram 127 concorrentes à premiação, que tem como objetivo homenagear os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para a importância do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social.


A premiação será no dia 11 de maio, às 20h, no espaço de eventos Villa Rizza, em Brasília. A atração musical será a banda Judges, formada por juízes gaúchos.


Fonte: Luciana Salimen | Ascom/AMB