A comarca de Campos Belos, no Nordeste goiano, realizará nesta sexta-feira (21) a segunda edição do Projeto Justiça Ativa. Estão marcadas 200 audiências cíveis e criminais. A expectativa do diretor do Foro local, juiz Decildo Ferreira Lopes, é que este mutirão tenha o mesmo sucesso do primeiro, “com a realização de mais de 98% das audiências designadas e com elevado índice de acordos”, observou. Os trabalhos serão realizados das 8h30 às 18 horas, no Fórum da comarca, localizado na Rua 9, Quadra 18 A, Lote 1, Setor Tomazinho. Além das audiências previstas, o Justiça Ativa realizará inscrições para o Casamento Comunitário, visando a regularização jurídica de casais que não tiveram condições de oficializar a união.
Decildo afirmou que o sucesso da primeira edição do Justiça Ativa na comarca, aliado ao empenho de todos os servidores durante o primeiro semestre deste ano, contribuiu para a redução do índice de congestionamento de 99,44%, registrados em janeiro, para 79,69%, verificados em julho, conforme a Secretaria de Estatística da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Disse que o esforço concentrado de amanhã representa também o encerramento de seu período na comarca. Ele foi removido, por merecimento, para Alto Paraíso.
O mutirão em Campos Belos contará com o apoio dos juízes Fernando Oliveira Samuel, Gustavo Braga Carvalho, Carlos Henrique Loução e Lucas Siqueira. Pelo Ministério Público atuarão Wagner de Magalhães Carvalho, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, José Ricardo Teixeira Alves e Heraclito d´Badia Camargo. A promoção conta com o apoio das prefeituras de Campos Belos e Monte Alegre de Goiás. A comarca tem 6.555 processos em tramitação.