O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, participará do Programa Justiça Ativa em Jaraguá, que será realizado amanhã e sexta-feira (29), das 8h30 às 18h, no Fórum da comarca. De acordo com a diretora do Foro, juíza Marianna Azevedo Lima, a previsão é de que sejam efetuadas 511 audiências, sendo 54 de ações criminais, 157 da Fazenda Pública e 2ª Vara Cível e 300 de família e 1ª Vara Cível. Em parceria com o mutirão, a presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), Maria do Socorro Ribeiro Teles, distribuirá quites escolares em quatro escolas da cidade.
Segundo Marianna, as sentenças de casos menos complexos serão dadas durante o evento, onde também serão coletados materiais para exames de DNA. Em relação a ações previdenciárias, haverá perícias médicas nos processos de interdição e aposentadoria por invalidez. Além disso, quando os juízes julgarem procedente ação contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os benefícios serão implantados no mesmo dia por um funcionário do INSS em uma sala do Fórum destinada a esse serviço.
De acordo com a magistrada, cerca de 8 mil processos tramitam hoje na comarca e, para ela, o programa é uma forma de assegurar a celeridade do Poder Judiciário. “O Justiça Ativa é uma forma de agilizar a prestação jurisdicional ao cidadão”, ponderou. A expectativa de Marianna é que 2 mil pessoas participem da ação, que conta com o apoio da prefeitura municipal, dos procuradores do Ministério Público (MP) e do INSS e de segmentos sociais.
Juízes
Além de Marianna, participarão do programa os juizes Mábio Antônio Macedo, Cristian Assis, Luiz Antônio Afonso Júnior, Jonas Nunes Resende, Matheus Milhomem de Sousa, Nickerson Pires Ferreira, Alessandro Pereira Pacheco, Levine Raja Gabaglia Artiaga, José de Bessa Carvalho Filho, Ailton Ferreira dos Santos Júnior, Lourival Machado Costa, Eduardo Tavares dos Reis e Wilsianne Ferreira Novato.
Promotores
O mesmo evento contará com os promotores Juliana de Almeida França, Cristiano Mota e Silva, Paulo Henrique Otoni, Luciene Maria Silva Oliveira, Claudio Prata, Edivar Costa Muniz, Rodrigo César Bolleti Faria e Augusto Reis Bittencourt Silva.