O lançamento oficial da campanha “Abre o Olho Cidadão” será, às 20h, nesta sexta-feira (21) em Uruaçu, norte de Goiás. O objetivo do projeto é fazer com que exista transparência tributária nas relações de consumo do dia a dia.
“Devemos estar cientes do que estamos pagando e da quantidade de dinheiro que está sendo destinada aos cofres públicos” explica o idealizador da campanha, juiz federal e coordenador nacional do Centro de Pacificação Social (CPS) Eduardo Cubas. Segundo o magistrado, a campanha, que inicialmente será aplicada no município de Uruaçu, pretende repercutir nacionalmente para que todos se conscientizem da realidade fiscal brasileira.
Na prática, o “Abre o Olho Cidadão” terá, principalmente, a participação dos comerciantes. A intenção é que estes indiquem nas prateleiras e anúncios de seus produtos e serviços, dois valores ao consumidor: o valor real, sem tributos, e o valor final, que é a soma do valor real mais os impostos arrecadados pelo Governo. A cartilha de divulgação da campanha aborda o fato de os governos serem ineficientes na formulação dos gastos sociais com má aplicação dos recursos, que resulta em estradas mal feitas, carência nos hospitais, escolas mal aparelhadas, polícia despreparada, saneamento básico deficiente, corrupção, miséria e outros problemas sociais.
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Átila Naves Amaral, em nome da magistratura goiana apoia a iniciativa da Justiça Federal de Goiás. O projeto tem como parceiros o CPS e Ministério Público do Estado de Goiás, a Prefeitura, Secretaria Municipal do CPS e Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Uruaçu (ACIAU), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados de Goiás (OAB -Goiás), subseção de Uruaçu.
Entre as autoridades que prestigiarão a solenidade estão Murilo Vieira de Faria, juiz de direito e também coordenador nacional do CPS; Fabiana Cândido Máximo, promotora de justiça; Lourenço Pereira Filho, prefeito municipal de Uruaçu; Claudinea Braz Theodoro, presidente da ACIAU; Gilberto Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Rodrigo Rodolfo Fernandes, presidente da OAB/Uruaçu e Cláudio Vidal, secretário municipal do CPS/Uruaçu.
O lançamento será realizado no Cabiúna Eventos situado na Avenida J.k. S/N, quadra u-01, lotes 8,9,20 e 21, no Setor Sul II em Uruaçu – Goiás.