Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Kisleu é escolhido para substituir Alfredo Abinagem na Corte Especial

À unanimidade de votos, o Plenário do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em sessão solene e presidida pelo desembargador Paulo Teles, escolheu na tarde desta quarta-feira (23) o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, membro da 4ª Câmara Cível, para ser o novo componente da Corte Especial. Ele substituirá o desembargador Alfredo Abinagem que se aposentou neste mês, ao completar 70 anos. Em outra sessão, realizada minutos antes, foram indicados pela Corte Especial do TJ os nomes dos desembargadores Leandro Crispim, da 1ª Câmara Criminal, para a Comissão de Regimento e Organização Judiciária, e Zacarias Neves Coelho, da 2ª Câmara Cível, para suplente.


Na ocasião, Kisleu Filho, que já  exercia o cargo de suplente do colegiado, falou sobre a honra de integrar a Corte e renovou o compromisso com a atividade judicante. “Agradeço aos meus colegas a confiança depositada e minha missão é julgar com precisão, imparcialidade e bom senso, priorizando sempre a celeridade da prestação jurisdicional. Chegar até aqui é o coroamento de uma vida, de uma trajetória construída com sacrifício”, comentou.


Emocionado, o desembargador classificou a magistratura como um “sacerdócio” e disse que procura sempre julgar de forma embasada, em primeiro lugar, mas sem se esquecer do  bom senso. “Procuro ser o mais justo possível nas minhas decisões, analisando também o aspecto humano. Sou juiz por vocação e tenho orgulho de fazer parte dessa carreira. Lidamos com problemas de outras pessoas todos os dias e, na maioria das vezes, esquecemos de nós mesmos, das nossas famílias, da nossa vida pessoal”, frisou. Com relação às críticas feitas pela sociedade em geral ao Judiciário no que se refere à morosidade, Kisleu acredita que a Justiça goiana é uma das mais céleres do País e tem dado uma resposta positiva aos jurisdicionados nesse sentido. “Não podemos atropelar o rito processual, mas o Tribunal goiano tem cumprido os prazos, basta que observar a data da propositura ação até o momento do seu julgamento. Nas sessões da Corte Especial, por exemplo, a pauta judicial e administrativa é sempre esgotada”, assegurou.


Natural do Rio de Janeiro, Kisleu Filho, que completa 55 anos no próximo dia 28, veio com os pais para Goiás com apenas um ano de idade, onde passou a maior parte de sua infância e adolescência. Percorreu o interior do Estado acompanhando seu pai Kisleu Dias Maciel, que também foi juiz e fundador da Associação dos Magistrados de Goiás (TJGO), e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), atualmente Pontifícia Universidade Católica, onde também especializou-se em Processo Civil.


Com mais de 25 anos dedicados à magistratura, o novo membro da Corte Especial, que também foi presidente da Asmego, ingressou na magistratura em 28 de dezembro de 1983, quando foi nomeado juiz para a comarca de Abadiânia. Atuou também em Rubiataba e Jaraguá, até chegar a Goiânia. Durante o período em que esteve em Abadiânia, trabalhou também em Alexânia e Anápolis. Em Goiânia, Kisleu Maciel passou a trabalhar na 7ª Vara Criminal e, em seguida, na 10ª Vara Cível.


Ocupando a vaga do desembargador Noé Gonçalves Ferreira, que surgiu com a sua aposentadoria na época, Kisleu chegou ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) no dia 27 de agosto de 2004, pelo critério de merecimento e atualmente é um dos componentes da 4ª Câmara Cível. É casado com a advogada Regina Célia Licínio de Miranda Dias Maciel, com quem tem três filhos: Jamayra Licínio de Miranda Dias Maciel, Rodrigo Licínio de Miranda Dias Maciel e Rogério Licínio de Miranda Dias Maciel.


Texto: Myrelle Motta