O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Ney Teles de Paula, lançou na quarta-feira (08), no início da sessão da Corte Especial, a revista “TJGO 140 Anos”, publicação que traz artigos, registros das comemorações dos 140 anos, fotos e documentos históricos. A revista é uma publicação do Centro de Comunicação Social do TJGO e seus mais de 3 mil exemplares já estão sendo distribuídos.
“Judiciário goiano, tradição e modernidade em seus 140 anos” é o título do editorial que abre a revista, de autoria do desembargador-presidente, Ney Teles de Paula. Integrantes da Comissão Organizadora das Comemorações dos 140 anos do TJGO, os desembargadores Itaney Campos e Geraldo Gonçalves, publicaram artigos na revista, onde cada um conta os principais fatos da historiografia do Judiciário goiano.
A publicação também traz artigos da historiadora Lenna Castelo Branco, do escritor e membro da Academia Goiana de Letras, Martiniano J. Silva e do juiz em 2º grau, Sival Guerra Pires. Fotos históricas, documentos inéditos e que remontam ainda à época do Império, desde quando foi instalado o Tribunal da Relação de Goiás, fazem parte da revista.
A publicação também exibe matérias que contam as comemorações e homenagens dos 140 anos do TJGO e traz ainda uma reportagem sobre o projeto que tem resgatado processos das comarcas mais antigas de Goiás. Esses documentos foram expostos durante as comemorações dos 140 anos. Em um outro capítulo, o leitor pode encontrar o perfil e foto de cada desembargador que ocupou a presidência do TJGO. Também faz parte da revista uma linha do tempo, ilustrada com fotos, dos anos que vão de 1875 a 2014 e que contam os principais fatos que aconteceram no Brasil e no mundo. “O Tradicionalismo na Linguagem Jurídica”, de autoria de Ângela Jumgmann, fecha a revista especial.
Fonte: TJGO