Já está no ar o hotsite do I Congresso Internacional da AMB, que será realizado entre os dias 7 e 17 de Setembro de 2010 nas cidades canadenses de Toronto, Montreal e Ottawa. O evento é uma realização das diretorias Cultural e Internacional da entidade, conduzida pelos magistrados José Lucio Munhoz e Floriano Gomes, respectivamente.
Os preparativos começaram há mais de um ano, o que permitiu a apresentação do evento e a conquista do apoio de entidades como a Associação Canadense dos Juízes das Cortes Superiores, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ENM, a Embaixada do Canadá no Brasil e a Embaixada do Brasil no Canadá.
Outras entidades canadenses que darão suporte ao Congresso são a Suprema Corte do Canadá, o Instituto Nacional Judicial do Canadá, a Universidade de Montreal, a Universidade McGill, a Universidade de Ottawa, a Corte de Apelação de Quebec e a Corte de Apelação de Ottawa.
Vale destacar que eventos e seminários estão sendo organizados paralelamente ao Congresso para grupos específicos de acordo com a atividade profissional dos participantes (juízes trabalhistas, direitos humanos, administradores de tribunal, diretores de escola de magistratura).
Munhoz alerta para o fato de o número de participantes ser limitado em razão da logística e do custo operacional. “Está garantida a participarão juízes das 36 associações filiadas à AMB, de presidentes de Tribunais, diretores de escolas de magistratura, ministros de Tribunais Superiores e diretores da própria AMB”, detalha. As associações regionais ou estaduais promoverão o sorteio de vagas para seus associados, de modo proporcional ao seu número de filiados à AMB.
O coordenador do evento ainda chama atenção para a grande carga científica do Congresso, cujos palestrantes são todos canadenses. Para o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, o sucesso do evento também está na possibilidade da troca de informações entre magistrados brasileiros e os tribunais e as universidades canadenses: “Estamos orgulhosos de preparar o maior e mais importante evento de intercâmbio internacional da magistratura brasileira, aprimorando a formação de nossos juízes e propiciando a divulgação do Brasil no exterior”.
Informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas no hotsite do evento: www.amb.com.br/congressointernacional.