Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Lauro Machado tomará posse na segunda-feira como procurador-geral de Justiça


Eleito pelos membros do Ministério Público e nomeado por decreto do governador Marconi Perillo no dia 21 de fevereiro, o promotor de Justiça Lauro Machado Nogueira tomará posse na segunda-feira (11/3) no cargo de procurador-geral de Justiça. A solenidade está marcada para as 16 horas, no auditório do Ministério Público. O evento é uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, que será presidido inicialmente pelo atual procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto. Após a assinatura do termo de posse, o novo procurador-geral assumirá a presidência do órgão.


Já confirmaram presença na solenidade o governador Marconi Perillo; o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin; o presidente do Tribunal de Justiça, Ney Teles de Paula; o presidente da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp), César Mattar Júnior, entre outras autoridades.


Lauro Machado Nogueira foi o candidato mais votado na eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça, realizada em 18 de fevereiro, conquistando 173 votos dos membros do MP. Na sequência, ele foi nomeado para o cargo pelo governador, a quem cabe a designação do chefe do Ministério Público.


Currículo


Natural de Goiânia, o novo procurador-geral cursou Direito na Universidade Federal de Goiás, concluindo o curso em 1993. Ingressou no MP-GO naquele mesmo ano, passando pelas comarcas de Estrela do Norte, Varjão, Mara Rosa e Trindade até chegar em 2000 a Goiânia, onde passou inicialmente por promotoria com atuação no Tribunal do Júri, assumindo, depois, a 41ª Promotoria de Justiça, com atribuição para crimes punidos com reclusão.


Atuou como promotor corregedor no biênio 2001-2002. Também foi coordenador das Promotorias Eleitorais da capital no período de 2003 a 2005. Presidiu a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) por dois mandatos consecutivos (de 2008 a 2012), tendo também ocupado a vice-presidência da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp) de 2010 a 2012. No último ano, foi chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.