Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Leobino Valente e Rogério Arédio são eleitos para comandarem o Judiciário

Os desembargadores Leobino Valente Chaves e Rogério Arédio Ferreira foram eleitos, nesta quarta-feira (30), durante a 7ª sessão administrativa extraordinária do Tribunal Pleno, para assumir a gestão do Judiciário, nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, de 6 de março de 2012 a 1º de fevereiro de 2013. Leobino é o atual vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e substituirá o desembargador Vítor Barboza Lenza, que após 13 meses à frente da Presidência, se aposentará compulsoriamente no próximo ano, quando completará 70 anos. Participaram da votação 34 desembargadores.


Ressaltando a vasta experiência dos eleitos na magistratura, Lenza afirmou que o Poder Judiciário ganha muito com a eleição dos dois desembargadores. Para o desembargador-presidente, as várias décadas de atividade profissional e a vasta cultura jurídica de Leobino e Rogério, somadas à vivência e à convivência com as situações e problemas no TJGO, serão fatores importantes para ao sucesso da próxima gestão. Ele ainda destacou sua satisfação e alegria com a forma pacífica que foram realizadas as eleições e esclareceu que a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, continuará no cargo até o final do biênio 2011-2013.


Na ocasião, Leobino agradeceu aos pares profissionais pela oportunidade de exercer o mais alto cargo da Justiça goiana no próximo ano e fez um apelo para que todos colaborem para o alcance da excelência nos serviços prestados. “Tudo farei em prol do Judiciário, dentro das minhas limitações, e contando com a colaboração de todos”, afirmou. Segundo o magistrado, se todos trabalharem olhando para a coletividade, o Poder Judiciário será ainda mais forte e mais respeitado.


Rogério também manifestou seus agradecimentos e demonstrou confiança na gestão que será comandada por Leobino, já que o atual vice-presidente já vem acompanhando de perto todas as atividades administrativas. “O que precisamos no TJ é uma união ainda maior para que possamos enfrentar os problemas”, disse. Para assumir o cargo de vice, o desembargador deverá renunciar ao posto de presidente do Tribunal Regional Eleitoral goiano até antes da posse, ainda no primeiro trimestre do ano que vem.


Leobino Valente Chaves

Natural do município de São Domingos (GO), Leobino Valente Chaves iniciou a carreira na magistratura goiana há 32 anos. Como juiz, já atuou nas comarcas de Anápolis, Arraias, Piracanjuba, Porto Nacional e Goiânia. Na capital, foi juiz-auxiliar e substituto de 3ª Entrância e juiz titular da 1ª Vara Cível desde 1991. Também já foi juiz eleitoral e exerceu a função de corregedor de 1999 a 2001.


Leobino assumiu o cargo de desembargador em 30 de março de 2001, com assento na 1ª Câmara Cível. Daí então, pertenceu às Comissões de Distribuição e Coordenação e de Regimento e Organização, tendo assumido em várias oportunidades a Presidência da 1ª Câmara Cível. De 2007 a 2008, foi presidente da 1ª Seção Cível e, atualmente, é o vice-presidente do TJGO.


Rogério Arédio Ferreira

Natural de Goiânia, Rogério Arrédio Ferreira é filho de Arédio Ferreira e Aurora de Carvalho Ferreira. Ingressou na magistratura goiana no ano de 1970, por meio de concurso público. Atuou nas comarcas de Planaltina, Mineiros, Catalão e Itumbiara; acumulou e respondeu pelas comarcas de Formosa, Posse, Alvorada do Norte, Cavalcante, Ipameri, Goiandira e Cumari. Em 2001 foi nomeado desembargador do TJGO. É autor de diversas publicações, como ‘Luiz do Couto - O poeta das letras jurídicas’; ‘O juiz e a binga: crônicas e estórias’ e ‘Recortes de Itumbiara’, entre outros. O magistrado é membro da 3ª Câmara Cível e da 1ª Seção Cível do TJGO, integrante do Órgão Especial e da Comissão de Jurisprudência e Documentação. Atualmente, é presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desde o mês de maio desse ano.