Ministro diz que pretende aumentar a interlocução com a sociedade, especialmente na forma de audiências públicas
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou na sexta-feira (19/09) que pretende ampliar o caráter estratégico do órgão, uniformizando procedimentos da magistratura que garantam uma unidade ao Poder Judiciário. A declaração foi dada durante o seminário "Justiça e Democracia: perspectivas de efetividade", realizado em João Pessoa, na Paraíba.
"A concepção original do CNJ era de um órgão de planejamento estratégico do Poder Judiciário, que unificasse amagistratura nesse país continental que adota o sistema federal, onde nós temos múltiplos Judiciários. De certa maneira, esse objetivo tem sido logrado, mas precisa ser recuperado e melhorado, a meu ver. É preciso que nós possamos dar um caráter nacional ao Judiciário Brasileiro, como de fato ele tem. A meu ver, o grande papel do CNJé dar essa uniformidade ao Poder Judiciário, que hoje conta com quase 17 mil juízes nas distintas categorias", afirmou Lewandowski.
Ao destacar um perfil mais humanista na atuação do Judiciário, o ministro acrescentou que pretende aumentar a interlocução com a sociedade, especialmente na forma de audiências públicas. Isso porque, em sua opinião, os cidadãos estão mais interessados no que ocorre no Judiciário.
"O Poder Judiciário no século XXI ganhou um corpo e uma visibilidade extraordinários. Ele passa a ser um copartícipe na formatação de políticas públicas na área do consumidor, meio ambiente, proteção da família, do idoso", disse.
Fonte: Agência CNJ