O Coordenador da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Walter Pereira, apresentou o projeto das “Diretas Já no Poder Judiciário” ao líder das minorias na Câmara Federal, Deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Durante o encontro, na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília, o Magistrado ressaltou a necessidade de democratização na escolha dos dirigentes dos Tribunais no Brasil.
Para Walter Pereira, é imprescindível que as Cortes do País sejam presididas por Magistrados que compreendam a estrutura administrativa. “As Diretas Já não politizam as eleições nos Tribunais. Elas permitem que todos os Juízes possam escolher a nova presidência, que não deverá ser ocupada pelo critério de antiguidade, mas por Magistrados que estão dispostos a assumir o papel de gestores”, explicou.
O Parlamentar avaliou o projeto como de extrema importância para o aprimoramento da Prestação Jurisdicional. “As eleições diretas para a escolha de quem vai presidir os Tribunais de Justiça demonstram que Judiciário está avançando rumo à modernidade e, com isso, só tem a crescer. Espero, verdadeiramente, que o Congresso Nacional vote, urgentemente, essa PEC e possa dar ao Judiciário aquilo que já existe nos Poderes Executivo e Legislativo, que é a escolha direta de seus representantes”, afirmou.
O parlamentar completou sua fala manifestando seu apoio à tramitação dos Projetos nas casas legislativas.