Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Magistrado Abílio Wolney Aires Neto faz palestra na UBE

O magistrado Abílio Wolney Aires Neto, autor de mais de 15 livros, foi um dos palestrantes de evento realizado pela União Brasileira de Escritores (UBE-GO), nesta quinta-feira, 19, na sede da entidade, à qual ele se filiou, em Goiânia.

O livro debatido pelo juiz Abílio foi “O Diário de Abílio Wolney”, obra de sua autoria sobre os acontecimentos do chamado “Barulho do Duro”, que neste ano completa 100 anos, ocorrido em Dianópolis, então São José do Duro, dos quais seu avô, Abílio Aires Wolney, foi um dos protagonistas. 

Esses fatos serviram de subsídios para as principais obras escritas pelo magistrado goiano e por outros autores, entre eles o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Bernardo Elis, único goiano titular de assento. O famoso romance “O Tronco” tem em sua narrativa parte desses fatos.

Participaram também do evento, presidido pelo escritor Aldemir Luiz da Silva, o escritor e presidente da Academia Goianiense de Letras e ex-presidente da UBE-Goiás, Aidenor Aires; o jornalista e escritor Jales Naves; a escritora Annunziata Spenciere; o escritor Bariani Ortencio; o escritor e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Eurico Barbosa; e o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), o jornalista Valterli Guedes; dentre outros.

 

Homenagem

Para surpresa do magistrado Abílio Wolney Neto, Valterli anunciou, durante sua fala no evento, que será inaugurada, na AGI, a “Estante Jornalista Abílio Wolney Aires”, em homenagem ao político, jornalista, fazendeiro, advogado, prefeito das cidades de Barreiras-BA, e de Dianópolis-TO, e deputado federal por Goiás e pela Bahia.