Juiz Felipe Morais Barbosa ao lado do governador em exercício, José Eliton, durante almoço de encerramento do 5º Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP)A Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) concluiu nesta sexta-feira (23/09) a quinta edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP). A finalização da formação foi marcada por um almoço, oferecido no Palácio das Esmeraldas, que contou com a presença do governador em exercício, José Eliton, que dá nome à turma e, na ocasião, foi homenageado pelos participantes.
O titular da Vara Criminal de Quirinópolis, Felipe Morais Barbosa, foi um dos 45 alunos do 5º CISP, que teve início no dia 30 de agosto e reuniu policiais civis, militares, bombeiros, agentes prisionais, servidores da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), do Ministério Público, além de servidores dos Correios. Entre os participantes estavam representantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia. “O curso foi extremamente positivo. Além de nós proporcionar uma visão mais ampla do funcionamento do sistema de segurança pública, tivemos a oportunidade de estreitar os laços com autoridades da área e demais operadores de Direito, para futuras providências e parcerias”, destacou o magistrado que atua em uma região com elevados índices de criminalidade.
Durante quatro semanas os participantes receberam conteúdo de 27 palestrantes de renome nacional que contribuirá com a integração entre as forças de segurança e troca de informações no combate à criminalidade entre os estados membros do Pacto Interfederativo de Segurança Pública.
Segundo o governador em exercício, o investimento em inteligência e tecnologia são, atualmente, as principais armas no enfrentamento às ações criminosas. “Atuação das forças de segurança não pode ser vinculada apenas ao contingente policial – que também é imprescindível –, mas no compartilhamento de dados e informações que permitem a antecipação de mecanismos estratégicos de repressão à ação dos bandidos”, afirma José Eliton.
O governador em exercício ressalta, ainda, que o uso da inteligência é um forte instrumento de apoio para a tomada de decisão governamental no setor de segurança pública. Ele ainda reforçou que “esta atividade é fundamental para o sucesso de ações como, por exemplo, o Pacto Interestadual de Segurança Integrada”, que já conta com a adesão de 10 Unidades da Federação no combate à criminalidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SSPAP | com edição da Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação