Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Magistrados candidatos a Conselheiro do CNJ e CNMP podem enviar currículos até dia 10

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, assinou, na última semana, edital que abre inscrições para seleção de candidatos para vagas de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A escolha dos Magistrados será feita por meio da análise de seus currículos pelos Ministros do STF que irão determinar o escolhido por maioria dos votos.  A indicação de um Desembargador e um Juiz Estadual para o CNJ e Juiz para o CNMP é função do STF prevista na Constituição.


Para o Presidente da AMB, Nelson Calandra, o processo de seleção é uma escolha positiva, pois, de certo modo, democratiza a seleção. “Isso é bom para o CNJ e para a Magistratura que está buscando sempre selecionar entre os inscritos aqueles que têm melhores referências pessoais, melhor formação profissional, mais cursos de aperfeiçoamento, experiência na área de corregedoria de Justiça, e isso é importantíssimo”, destacou Calandra. “Sei que haverá uma seleção criteriosa por parte do Supremo a fim de democratizar o processo e aprimorar o trabalho do próprio CNJ”, completa.


Os candidatos poderão encaminhar os currículos até o dia 10 de junho por meio eletrônico, preenchendo o formulário disponível no site www.stf.jus.br/vagacnj . Posteriormente, o público também terá acesso pelo site do STF.