A Comissão de Informatização do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) ministrou na tarde desta sexta-feira (28) um treinamento com magistrados e servidores de todo o Estado para a utilização do Sistema de Decisões Monocráticas (SDM), onde serão registradas na íntegra as decisões e sentenças, a partir de 1º de setembro, e poderão ser visualizadas na Web pelo internauta no menu a esquerda do portal do Tribunal, na aba Jurisprudência/outros.
Segundo o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Aureliano Albuquerque Amorim, o sistema vai substituir o antigo registro de sentenças e decisões, que antes eram registrados em cartório. Ele explica que o sistema existe desde agosto de 2006, mas só a partir da próxima terça-feira (1º) passa a ser utilizado obrigatoriamente. “Todas as minhas decisões já estão no sistema”, destacou. Atualmente, mais de 30 mil sentenças já estão inseridas e disponíveis na Web.
A secretária da Comissão de Informatização, Silvana Maria Gonçalves Rios, afirma que o SDM vai mudar paradigmas, já que o sistema virtual está organizado em um banco de dados que possibilita os servidores do Judiciário e os internautas pesquisarem as decisões e sentenças. “O sistema vai trazer mais transparência ao Judiciário, economizar papel, tempo de trabalho e atendimento no balcão”, disse.