Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Magistrados goianos se unem para ajudar portadores de xeroderma pigmentoso

Magistrados no mutirão previdenciário em ArarasJuízes doaram aproximadamente RS 12 mil para os pacientes da comunidade de Araras 

Sensibilizados com o drama vivido pelos portadores de xeroderma pigmentoso, do povoado de Araras, distrito de Faina, a 240 quilômetros da capital, um grupo de juízes goianos doou aproximadamente R$ 12 mil para os enfermos. O dinheiro foi depositado na conta da Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso (Abraxp), entidade que representa os pacientes. Esse saldo foi contabilizado até sexta-feira, 21, mas a tendência é que as doações continuem.



O xeroderma pigmentoso é uma doença genética, rara e mortal, que deixa a pessoa hipersensível à exposição solar e causa câncer. A comunidade de Araras é considerada a maior com incidência de portadores do XP, com mais de 160 casos confirmados. Os pacientes com quadros avançados têm seus rostos mutilados em procedimentos cirúrgicos e sofrem diversos problemas, além dos relacionados a saúde, como a rejeição social e graves casos de discriminação.


Mutirão Previdenciário


Na última quinta-feira, 20, os ​pacientes receberam outro alento com os benefícios concedidos no mutirão previdenciário. O projeto foi realizado pelo Programa Acelerar, no âmbito do Núcleo Previdenciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e contou com a participação da juíza Alessandra Gontijo do Amaral, diretora do Foto de Goiás e responsável pela iniciativa, do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e dojuiz Reinaldo Dutra​, dentre outros magistrados que atuaram no atendimento.​


Foram realizadas 31 audiências, concedidos 27 benefícios e proferidas 100% das sentenças. O valor pago em benefícios atrasados foi de R$ 219.172,96. A força-tarefa dos magistrados contemplou os portadores de xeroderma com aposentadoria rural, por idade e por invalidez; aposentadoria urbana por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).


Também participaram do evento em Araras a juíza Francielly Faria Morais, de Goiás; a procuradora federal Eulina Souza Brito Dornelles Berni, dois peritos judiciais, uma assistente social e uma pedagoga.


Como ajudar


Os interessados em ajudar podem depositar na conta da Abraxp, sob responsabilidade legal da presidente da associação, Gleice Francisca Machado, de nº 7888-3, agência 3916-0, Banco do Brasil. A sede da entidade está localizada na Rua 4, s/n, quadra 02, lote 5, Centro, Povoado de Araras, Faina-GO.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO