Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Magistrados participam de curso de Armamento e Tiro ministrado pelo Bope

1curso-armamento-tiro-bope Tenente-coronel do Bope Pedro Castelões, diretor-adjunto de Segurança da ASMEGO, juiz Hamilton Carneiro, e diretor de Segurança, juiz Marcelo Carneiro

Magistrados que atuam nas comarcas da capital e do interior participam do curso de Armamento e Tiro ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), em Goiânia. A abertura do treinamento foi realizada nesta sexta-feira (22) pelo tenente-coronel Pedro Castelões, que recepcionou os juízes e apresentou a programação, que inclui instruções teóricas e práticas.

Na ocasião, o diretor da Segurança Institucional dos Magistrados da ASMEGO, juiz Marcelo Pereira de Amorim, ressaltou que o curso faz parte de uma formação permanente e gradual em prol da segurança dos associados. "Além de trabalhar as ações preventivas vistas em cursos anteriores com outras forças policiais, essa capacitação dá ênfase na parte operacional, no confronto", explica. De acordo com Marcelo Amorim, a ASMEGO busca parcerias com diversas instituições de segurança pública e também das forças armadas para ampliar a capacidade de defesa dos magistrados.

O tenente Márcio Nogueira, instrutor, falou sobre as técnicas empregadas no curso. "O treinamento visa a autodefesa com o uso da arma de fogo e de demais procedimentos de segurança para evitar que os magistrados sejam vítimas da criminalidade natural que acontece em uma cidade ou de um atentado direcionado", explicou.

O diretor-adjunto da área, juiz Hamilton Carneiro, comentou sobre a importância da adoção dessas ações preventivas. "O juiz deve ficar mais atento ao ambiente em que se encontra e aprender a como se portar quando for vítima de assalto ou mesmo alvo de um ataque em seu gabinete, por exemplo", disse ao relembrar o caso da juíza Tatiana Moreira Lima, vítima de atentado em março deste ano, no Foro Regional do Butantã, em São Paulo (SP).

O juiz Nickerson Pires Ferreira, titular da 2ª Vara Cível, Criminal das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Inhumas, é ciente dos riscos aos quais a magistratura está exposta. "Já é a quarta vez que eu participo de um treinamento promovido pela associação. É sempre bom aprender um pouco mais para agir de maneira assertiva em caso de perigo", frisou.

O curso de Armamento e Tiro segue neste sábado (23), no Centro de Instrução de Tiro da PMGO, em Senador Canedo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação | Fotos: Luciana Lombardi