Magistrados participaram nesta sexta-feira (29/6) de mais uma edição do Curso de Instrução de Tiro organizado pela Polícia Militar de Goiás em parceria com as Diretorias de Segurança e Esportes da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). O treinamento foi ministrado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), em Senador Canedo, e contou com a presença de nove magistrados: Liliana Bittencourt, Rosemberg Vilela, Carlos José Limongi, Antônio Faria, Carlos Eduardo Rodrigues, Társio Ricardo Oliveira, Alano Castro, Cláudio Henrique Castro e Joseli Luiz.
Para o comandante do Centro de Instruções da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Flecha, esse tipo de treinamento é necessário para magistrados. "A ideia é repassar instruções relevantes a eles, já que a violência e a ameaça à categoria têm sido cada vez mais frequentes. Os magistrados buscaram a formação porque acreditam na necessidade da instrução. Mas isso serve para a população de um modo geral. Não é só obter o direito de ter uma arma: é preciso saber usá-la”, completa.
O juiz aposentado Antônio Faria participou da instrução pela terceira vez. Ele conta que a formação funciona sempre como uma reciclagem, um novo aprendizado. Para quem nunca participou, ele dá dicas: “Todos devem fazer o curso. Não só juízes, mas também promotores, por exemplo. Fiz cursos com a Polícia Civil, Polícia Federal e, agora, com a Polícia Militar. Cada um é diferente do outro”, explica. O magistrado diz ainda que, apesar de portar arma, não é necessário estar com ela o tempo todo. “A tenho por segurança, mas espero nunca usá-la”, diz.
Pela segunda vez participando da instrução, o magistrado Cláudio Henrique Araújo, da 11ª Vara Cível de Goiânia, conta que as experiências nunca são as mesmas. “O tempo é curto e não há como o conteúdo ser repassado todo num único dia. Dessa forma, cada vez que participamos aprendemos coisas novas. É um processo de reciclagem, mesmo”, completa.
Próxima edição
No segundo semestre desse ano estão previstas duas outras edições do Curso de Instrução de Tiro. As etapas estão agendadas para os dias 17 e 24 de agosto e as aulas serão ministradas também no Cefap. Inscrições para estas datas podem ser realizadas com Enideê ou Hugo, na ASMEGO, pelos telefones (62) 3238-8912 ou (62) 3238-8915.
[fotos]