A Revista “Planeta Legal”, nova publicação da AMB sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, está em fase de produção e, por isso, os Magistrados interessados podem enviar sugestões de conteúdo. A ideia é que os associados participem ativamente da elaboração da revista, encaminhando artigos, fotografias e documentos relacionados à importância da preservação ambiental, às legislações e ao papel do Poder Judiciário nesse contexto. Para isso, basta preencher o formulário disponível no site da AMB até o dia 30 de junho.
Além da natureza, no âmbito dos Direitos Humanos, a publicação destaca a relação do Magistrado com os povos indígenas, a mulher e o menor de idade, sempre abordando a prática judicial. A revista também terá reportagens jornalísticas, mas o Vice-presidente de Assuntos Culturais, Rosalvo Vieira, considera fundamental inserir opiniões e transmitir a vivência dos associados na publicação. “Sugestões são importantes para que tenhamos um conteúdo menos teórico e mais prático, próximo do dia a dia, um retrato próximo da realidade da Justiça”, disse Vieira.
A meta é que as próximas edições abordem temas relativos à água, às fontes de energia limpa, à reciclagem do lixo e ao manejo sustentável da terra. Por enquanto, nessa primeira revista, o foco são as florestas. “2011 é o ano internacional das florestas. Queremos retratar as experiências dos colegas da região do Amazonas, por exemplo”, ressalta o Vice-presidente.
A Revista "Planeta Legal", uma reformulação da antiga Revista de Cultura e Direitos Humanos da AMB, deve ser lançada no próximo semestre e terá uma tiragem de 20 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente entre os 14 mil associados à AMB e também enviados para instituições de ensino, agentes e entidades culturais brasileiras e de outros Países de Língua Portuguesa.
Veja aqui como contribuir com sugestões para a Revista "Planeta Legal"