Magistrados e servidores do Poder Judiciário em Goiás receberam hoje à noite os certificados de conclusão do curso de MBA em Gestão do Poder Judiciário, pós-graduação ministrada pela Fundação Getúlio Vargas Direito-Rio e realizada graças a parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg). Entre os formandos, 31 magistrados e 9 servidores do TJGO. Na solenidade de entrega dos certificados, o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, enalteceu o empenho do TJGO na busca do aprimoramento do seu quadro e reforçou o compromisso da entidade com esse processo. (Confira abaixo fotos do evento)
“Nós, como representantes da classe dos magistrados, estaremos sempre a postos para atuar em parceria com a Esmeg, o Tribunal de Justiça e as instituições de ensino em busca do aprimoramento do nosso quadro de juízes e desembargadores”, frisou o presidente. Segundo Gilmar Coelho (veja vídeo com entrevista), a modernização dos tribunais é uma política esperada pela sociedade e desejada por aqueles que promovem a Justiça: magistrados e servidores. “Não podemos mais conviver com o desperdício ou práticas arcaicas de organização. O que se espera de um poder como o Poder Judiciário é que ele seja ágil, atento às mudanças da sociedade, democrático e eficiente”, afirmou.
O presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves (veja vídeo com entrevista), lembrou que a conclusão do curso é resultado do contrato firmado com a FGV em 2009. Outros 45 alunos – magistrados e servidores – concluíram o MBA em 2011. “Estamos diante de intensa demanda social. Exige-se cada vez mais uma prestação jurisdicional acessível, ágil e eficaz. E os temas trabalhados na pós-graduação tem tudo a ver com a realidade vivida pelos tribunais”, frisou.
Perfil do magistrado
A juíza Stefane Fiúza Cançado Machado, diretora da Mulher Magistrada da ASMEGO e uma das formandas, foi escolhida pelos colegas de MBA para ser a oradora da turma. Em seu pronunciamento, a magistrada justificou a relevância da participação do corpo de juízes, desembargadores e servidores em cursos desta natureza. “Apenas o saber jurídico e o bom senso para a solução dos litígios não são suficientes para atingir a excelência dos serviços prestados no desempenho de nossas funções”, acentua. “Não cabe mais, no mundo pós-moderno, o perfil de um magistrado burocrata, tecnicista, conservador e distante da sociedade. O perfil do magistrado de hoje é interdisciplinar, ágil, aberto, eficiente, eficaz, gestor e, na busca incessante pela realização da Justiça e satisfação do usuário e da sociedade em geral, a razão de ser e fazer do Poder Judiciário, o seu propósito, sua missão”, acrescenta.
Entre os formandos, dois desembargadores também receberam seus certificados hoje: desembargadora Elizabeth Maria da Silva e desembargador Zacarias Neves Coelho (veja lista completa dos magistrados formandos). Segundo a desembargadora, o que a motivou a cursar o MBA em Gestão do Poder Judiciário foi “a sede por contribuir com a modernização da Justiça em Goiás".
O 1º juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Carlos Magno Rocha da Silva, um dos formandos da turma, frisa que o magistrado é chamado a ser não só gestor de processos, mas de pessoas. “Essa visão leva naturalmente ao aumento da produtividade”, afirma. Segundo o juiz, uma das boas iniciativas dessa pós-graduação foi a formação de uma turma com magistrados e servidores. “O juiz não é nada sem o servidor. Somos uma equipe”, completa.
Novas turmas
Segundo o diretor da Esmeg, juiz José Carlos de Oliveira, novos cursos em parceria com a FGV, o TJGO e a ASMEGO serão formatados para Goiás. “Todos os dias descobrimos que precisamos de novas ferramentas para exercer de forma exitosa nosso trabalho. A administração, a economia e outras áreas do conhecimento estão cada vez mais presentes em nossas decisões”, destaca o diretor. “Não tenho dúvida de que essa formação contribuirá para que nas escrivanias, nos gabinetes, nas secretarias ocorra o andamento adequado dos processos.”
De acordo com Fernando Leal, professor e coordenador-adjunto do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito-Rio, a criação de um curso voltado para as atividades desempenhadas pelo Judiciário é um desafio assumido pela instituição. “Trabalhamos para atender a realidade da Justiça (veja vídeo com entrevista). O objetivo é contribuir com a formação de um quadro de magistrados e servidores aptos a atuar de forma mais eficiente, tornando a Justiça mais célere”, destacou.
Compuseram a mesa da cerimônia realizada no auditório da ASMEGO o desembargador Leobino Valente Chaves; juiz Gilmar Luiz Coelho; juiz José Carlos de Oliveira; desembargadores Zacarias Neves Coelho e Elizabeth Maria da Silva; juíza Stefane Fiúza; juiz André Reis Lacerda, coordenador de Cursos de Extensão, Simpósio e Congressos da Esmeg; professor Fernando Ângelo (FGV); juíza Maria Socorro de S. Afonso da Silva, coordenadora de Cursos de Pós-Graduação da Esmeg e Stênius Lacerda Bastos, diretor-geral do TJGO.
Esta é a segunda turma de MBA em Gestão do Poder Judiciário formada em Goiás, no convênio do TJGO com a FGV. O curso teve duração de 360 horas em disciplinas nas áreas de Administração, Economia e Ciências Sociais, entre outras.
[fotos]