Indicados pelo coordenador dos Juizados Especiais Cíveis de Goiânia, juiz Fernando de Mello Xavier, os magistrados Osvaldo Rezende Silva e Luís Antonio Alves Bezerra, titulares do 1° Juizado Especial Cível e do 8° Juizado Especial Criminal da Comarca de Goiânia, respectivamente, irão representar o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no 32º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE). O evento será realizado entre 5 a 7 de dezembro próximo na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro.
Além dos magistrados citados, participarão do evento ainda os seguintes magistrados: Cristian Assis, da Comarca de Carmo do Rio Verde; Ernani Veloso de Oliveira Lino, do Juizado Especial Cível e Criminal de Itaberaí e João Corrêa De Azevedo Neto, do Juizado Especial Cível e Criminal de Ipameri, além de servidores.
O tema central do evento deste ano é “O sistema dos juizados especiais como instrumento de política judiciária de gestão de conflitos”. O evento tem por objetivo sensibilizar o Estado brasileiro sobre o crescente aumento de demanda e a capacidade de resposta do Poder Judiciário bem como a necessidade de estruturar adequadamente as unidades do Sistema dos Juizados Especiais para prestar uma rápida e eficaz tutela jurisdicional.
Estarão presentes no encontro palestrantes como o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, integrante de uma das primeiras Coordenações Estaduais de Juizados Especiais criadas no Brasil; ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça e membro da primeira reunião do FONAJE; e desembargador Sérgio Cavalieri Filho, professor emérito da EMERJ e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, cuja gestão teria sido fundamental para o desenvolvimento do Sistema no Rio, ao introduzir de maneira pioneira critérios de gestão e planejamento.