Um grupo formado por 18 pessoas, dez delas magistrados, participaram, no último sábado (26), de uma atividade promovida pela Diretoria Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) na cidade de Goiás, patrimônio artístico e cultural da humanidade. Os velhos casarões coloniais e as ruas de pedras centenárias da antiga Vila Boa, que completara, um dia antes, 286 anos de fundação, serviram de cenário para um mergulho na história, na arte e na cultura do Estado.
Orientados pela guia Otávia Xavier Barbosa e acompanhados do desembargador e diretor Cultural da ASMEGO, Itaney Francisco Campos, o grupo visitou os principais pontos turísticos da cidade de Goiás. Os magistrados e seus convidados estiveram no Museu Casa de Cora Coralina, onde viveu a mais expoente poetisa goiana. Também visitaram o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, onde está a maior parte do acervo do escultor Veiga Valle.
Parada também obrigatória se deu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construção de 1761, onde se pode fazer um verdadeiro passeio pela arte sacra do frei e artista plástico Nazareno Confaloni. Integrou, ainda, o roteiro do grupo uma visita à casa do Desembargador Norival Santomé, imóvel também tombado pelo patrimônio histórico e onde o magistrado reúne obras de arte históricas. Outros importantes pontos turísticos na cidade de Goiás também foram visitados pelos magistrados.
"Reunimos um grupo pequeno, mas muito qualificado e interessado pela história e a cultura de Goiás. E também destacamos que havia, entre nós, antigas e novas gerações, todos interessados nesta atividade", frisa o desembargador Itaney Francisco Campos, que participou da visita a Goiás acompanhado da esposa Leila Regina da Costa. Segundo o diretor Cultural da ASMEGO, a entidade pretende organizar outras excursões como esta a cidades também importantes do ponto de vista histórico e cultural, como Pirenópolis, Luziânia, entre outras.
O desembargador Fausto Moreira Diniz, que viajou à cidade de Goiás na companhia da esposa, Dalilia de Fátima Mesquita Diniz, tem uma relação muito próxima com o município, onde viveu de 1969 a 1973. O irmão, José Aureliano Moreira Diniz, já falecido, é titular do cartório da cidade, onde ele chegou a trabalhar como escrevente. "Não poderia deixar de fazer este passeio na companhia dos meus amigos magistrados. Fui pela companhia e pelo amor que tenho a Goiás", afirma o desembargador, que é cidadão vilaboense. "Nós vivemos de memória. Promover atividades desta natureza é necessário para resgatá-la sempre", assinala.
Também participaram da visita a Goiás a juíza aposentada Rosa Lúcia Perilo Azevedo Camargo e sua mãe, Palmerina Perilo de Azevedo; o juiz aposentado Antônio Lenes de Araújo; desembargador Francisco Vildon José Valente e a esposa, Cely Conceição Lopes Valente; juíza Luciane Cristina Duarte dos Santos e seu filho, Carlos Samuel dos Santos; juiz aposentado José Ribeiro e a esposa, Lacy Ramos Jubé Ribeiro; juiz aposentado Waltides Pereira dos Passos; juiz Wilson Ferreira Ribeiro e a noiva, Fabiana Lelis Ribeiro; e o desembargador aposentado Elcy Santos de Melo com a esposa, Tânia de Fátima Valadares.
[fotos]