A segunda edição do Concerto Magistral, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), foi tema de reunião, na tarde desta segunda-feira (10), mediada pelos diretores Social e Cultural da entidade, juíza Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo e desembargador Itaney Francisco Campos, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Os magistrados foram recebidos pelo gestor daquele órgão, Nasr Chaul.
Participaram, ainda, a juíza do Juizado Especial Cível e Criminal de Goianira, Fláviah Lançoni Costa Pinheiro; a assessora cultural da ASMEGO, Raquel Antonini; o diretor de Cultura da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), poeta e jornalista Gabriel Nascente; e a superintendente da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Ana Elisa Santos.
O Concerto Magistral, edição 2013, foi marcado para dia 6 de outubro. A apresentação ocorrerá no Palácio da Música do CCON. O desembargador Itaney Campos ressaltou o êxito do encontro. “A expectativa, agora, é das melhores. Esta parceira com o CCON é da mais alta qualidade. Será apresentado um repertório erudito que, com certeza, vai alcançar o gosto médio do público”, avalia.
A juíza Elaine Christina destacou a iniciativa social do evento. “Eu penso que o concerto, além de proporcionar atração cultural, promovida pela ASMEGO, vai cumprir a sua função social. Isto porque os convites serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis. Esse material será destinado a instituições filantrópicas”, adiantou. A iniciativa beneficente segue modelo de arrecadação executado no ano passado.
Gabriel Nascente sublinhou a parceira entre a ASMEGO e o TJGO. Para ele, o esforço conjunto amplia o acesso da comunidade a atrações culturais de diferentes vertentes. “Em minha opinião, ambas as partes irão contribuir para a difusão e democratização da arte como meio de aprimoramento da sensibilidade humana”, argumentou.
O primeiro Concerto Magistral, realizado em 14 de outubro de 2012, reuniu mais de 1,5 mil pessoas no CCON. Foram arrecadados cerca de 1,5 tonelada de alimentos. A ASMEGO destinou o material à Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ) e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).