Magistrados de todo o País que atuam em Juizados Especiais Criminais e da Infância e Juventude podem se inscrever, até amanhã (16/3), em um grande treinamento de enfrentamento ao crack e outras drogas dirigido especialmente a profissionais do Judiciário. Há cerca de 15 mil inscritos e restam algumas vagas para magistrados. A inscrição para os interessados é gratuita e pode ser feita pelo endereço eletrônico http://operadoresdodireito.senad.gov.br/site/inscricoes/
O curso terá início dia 21 de março e será ministrado sob a mais moderna tecnologia de ensino a distância, contando com um monitor para cada 50 inscritos. O objetivo é garantir o treinamento de grande número de profissionais para a complexa questão que envolve as drogas (na forma dos Provimentos 4 e 9 da Corregedoria Nacional de Justiça).
A iniciativa é fruto de parceria do CNJ, do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e da Secretaria Nacional Sobre Drogas do Ministério da Justiça com as faculdades de Medicina e de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A metodologia adotada permite flexibilidade de horário para o cumprimento das 120 horas do curso, no prazo de três meses. Ao final, será conferido certificado de extensão universitária pela Universidade de São Paulo.