Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Magistratura será ouvida no Senado sobre projeto que define crimes de abuso de autoridade

Dirigentes da AMB reunidos com senador Randolfe Rodrigues, em 21 de março. Foto: AMB Dirigentes da AMB reunidos com senador Randolfe Rodrigues, em 21 de março. Foto: AMB

O intenso trabalho de interlocução que a AMB e as associações regionais vêm desenvolvendo junto ao Congresso Nacional rendeu uma importante vitória para a Magistratura. O presidente da entidade, Jayme de Oliveira, será ouvido em audiência pública pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado antes da apreciação da proposta que define os crimes de abuso de autoridade (Projeto de Lei do Senado 280/2016).

O texto, da forma como foi proposto, irá criminalizar agentes públicos, entre eles, juízes no próprio cumprimento do dever. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com o qual dirigentes da associação estiveram em 21 de março, foi o primeiro parlamentar a apresentar e ter aprovado nesta quarta-feira (29) requerimento que pede a realização da audiência com a participação de Jayme de Oliveira.

A sugestão de ouvir a Magistratura foi feita pela própria AMB. A sessão foi acompanhada pela associação, a exemplo das demais nas quais estejam em pauta temas de interesse da magistratura. Além do senador Randolfe Rodrigues, os parlamentares Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também atenderam ao pleito da entidade.

Relatório

O autor do PLS 280/2016 é o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR), leu seu relatório favorável ao projeto, com substitutivo, também nesta sessão. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que estava na presidência da comissão, concedeu vista coletiva da matéria.

Fonte: Ascom/AMB. Texto: Málcia Afonso