Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Maior edificação da Justiça estadual, novo Fórum Cível é inaugurado

inauguracao-novo-forum-civel-goiania-11O presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, participou nesta segunda-feira (26) da inauguração do novo Fórum Cível da comarca de Goiânia, no Parque Lozandes. “A luta por melhorias de estrutura da Justiça goiana é uma bandeira antiga da associação, tanto no que se refere à estrutura física quanto de recursos humanos. Estamos muito felizes com essa conquista”, comemorou o presidente. O atendimento ao público começará já na próxima quinta-feira (29), com 23 unidades judiciárias da comarca de Goiânia.

Confira o álbum de fotos.

O prédio, maior obra já edificada pelo Poder Judiciário em Goiás, é sinônimo de modernidade, economia e segurança. Para Wilton Müller Salomão, o investimento robusto em segurança é outro ganho para a Justiça goiana, que vem sofrendo com uma série de atentados e ataques, a exemplo do ocorrido no Fórum de Goiatuba, reduzido a cinzas depois de um incêndio criminoso em agosto deste ano. A vigilância predial será feita por profissionais treinados pela Polícia Federal, os acessos de visitantes será controlado e o Fórum será monitorado por câmeras de alta resolução. "Esperamos que a adoção dessas medidas de segurança sejam efetivas e que possam ser matriz para o cuidado das demais comarcas de Goiás que aguardam a execução do Plano Institucional de Segurança da Justiça Estadual”, arrematou Wilton Müller Salomão.

Presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves, ao lado do presidente da ASMEGO, Wilton Müller (dir), e de Joaquim Mesquita (esq.), secretário de Gestão e Planejamento

Na ocasião, em resposta aos pedidos da ASMEGO, o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, anunciou a nomeação dos 52 novos juízes substitutos aprovados no último concurso do órgão. O presidente do TJGO afirmou que serão atendidas as necessidades das 50 unidades judiciárias vagas no Estado de Goiás.

"Eventos iguais a esse não devem se restringir ao caráter meramente festivo e rotineiro de inauguração, mas, devem levar a uma reflexão de assuntos pertinentes ao Poder Judiciário", ressaltou o desembargador Leobino Valente Chaves, ao falar sobre os principais desafios de sua gestão: a garantia dos direitos da cidadania, a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional, a prioridade para o primeiro grau de jurisdição e a informatização, materializados em partes com a inauguração da obra.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia e vice-presidente Administrativo da AMB, juiz Wilson da Silva Dias, falou sobre o fortalecimento do Estado Direito Democrático e da Justiça goiana por meio da entrega da obra à sociedade. “O Judiciário estadual ganha hoje um importantíssimo apoio para continuar sua trajetória de excelente atuação, conquistada ao longo de sua árdua história e passa a ter condições de absorver seu efetivo com maior segurança, maior celeridade e melhores resultados de seus ofícios”, observou.

Em consonância, o governador em exercício José Eliton Figuerêdo Júnior ponderou que o prédio que passa a abrigar as varas e juizados cíveis da capital representa o fortalecimento das instituições. "Esse edifício sintetiza a oferta de serviços à população com melhor qualidade", disse.

Também participaram da solenidade o diretor-adjunto de Segurança Institucional dos Magistrados da ASMEGO, Hamilton Carneiro; a diretora Social da entidade, Telma Aparecida; o diretor Financeiro, Clauber Costa Abreu; entre outros magistrados e desembargadores do TJGO. Também marcaram presença o presidente do TRE-GO, desembargador Kisleu Dias; o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, o procurador-geral do Estado, Lauro Machado; e demais autoridades e membros do Poder Judiciário.

Nova era

O novo Fórum Cível foi projetado para abrigar 60 unidades judiciárias, contendo cada uma aproximadamente 240 metros quadrados. De acordo com estimativas, cerca de 1,3 mil pessoas vão trabalhar no local, que contará com uma tramitação de aproximadamente 380 mil processos.

Uma das magistradas a atuar no novo fórum, a juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual da comarca de Goiânia, fala sobre a mudança. "É uma conquista inenarrável. Me sinto agraciada por Deus, pelo TJGO pela oportunidade de viver essa nova era da Justiça goiana. O novo fórum representa um ganho enorme, tanto para nós, quanto para os servidores e a população, nosso principal foco", comemorou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação