Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Mensalidade da Asmego reduz para 1,7% no próximo mês

Na última quarta-feira (4), a Diretoria Executiva da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás aprovou a redução da contribuição mensal associativa paga pelos seus filiados, de 1,8% para 1,7%, descontada sobre o valor equivalente ao subsídio de juiz substituto.



O benefício aprovado foi possível graças à locação do clube recreativo da Associação, localizado no Setor Maria Dilce, operacionalizada no mês de abril por meio de contrato de locação referendado pelo Conselho. Expirado o prazo de três meses de carência concedido ao locatário mediante cláusula contratual, a partir do mês em curso a Asmego passa a perceber o valor do aluguel que, somada à economia das despesas que a entidade deixa de arcar com o custeio e manutenção do clube, enseja condições para o repasse desse ganho aos associados, reduzindo o valor da contribuição.



A deliberação da implementação dessa medida não altera o Estatuto da Associação, na parte que dispõe sobre o percentual de 1,8% fixado para o desconto da contribuição mensal associativa, podendo a nova Diretoria Executiva que assumir o comando da entidade no próximo biênio, prorrogar o desconto em conformidade com a disponibilidade financeira e orçamentária da Associação.



Com a redução da taxa contributiva,  a mensalidade paga pelos filiados à Asmego passa a ser uma das mais baixas dentre as Associações estaduais.



Segundo o juiz Átila Naves Amaral, presidente da Asmego, a redução é resultado de uma disponibilidade de caixa obtida em função de uma gestão financeira séria, eficiente e cautelosa. "Nós procuramos, num primeiro momento, reconstituir os fundos da entidade, abalado pelo desvio ocorrido na gestão anterior. Buscamos sanear e recompor as contas e, fruto desse trabalho é que, hoje, dispomos de um fundo que já ultrapassa R$ 2 milhões, recursos estes integralmente disponibilizados ao Serviço de Proteção à Saúde de nossos associados. Justo, portanto, que esse conjunto de medidas e o impacto positivo nas contas seja agora revertido aos nossos filiados. Oportuno esclarecer que essa medida só foi possível nesse momento, após vencidas resistências internas da Asmego quanto à locação do clube do social do Maria Dilce", explicou o presidente.



"Caso a próxima gestão consiga locar também a Pousada Desembargador Celso Fleury, localizada em Nova Viçosa (BA) - e existe proposta concreta para tal fim -, essa contribuição paga pelos Associados poderá ser reduzida para 1,6%, tornando-se a menor taxa contributiva dentre as Associações de Magistrados estaduais  do país. O percentual da redução ora contemplado, na ordem de 0,1% , é significativo. A título de exemplo, em Goiás, o desconto praticado pela entidade Associativa dos promotores e procuradores de Justiça é, hoje, de 2% sobre o subsídio de promotor substituto", ressaltou o juiz Átila Amaral.



A Asmego já está providenciando a comunicação ao TJGO sobre a redução da taxa descontada de seus associados, a fim de que o desconto seja efetivamente aplicado na folha de pagamento correspondente ao mês de setembro, já que existem despesas empenhadas para o exercício do mês corrente.