Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Metas do Plano Estratégico garantem modernização nos sistemas de trabalho dos magistrados

O avanço das tecnologias da comunicação e informação revolucionaram o acesso à informação e estimularam novas ferramentas de trabalho no Judiciário. Para garantir a modernização do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, as metas 12, 13, 14 e 15 do Plano Estratégico (PE) 2009/2011 estão em desenvolvimento e já colhem resultados, que foram divulgados na última quarta-feira (7/4) na apresentação do relatório de desempenho das metas do PE 2009/2011, referente ao ano de 2009.


A meta 12, que visa implantar o processo eletrônico em 100% dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do Estado de Goiás, já obteve êxito em 53,91%. O Processo Judicial Digital (Projudi) já está instalado em 12 turmas julgadoras restando tão somente uma turma julgadora pertencente a 11ª região e 44 juizados especiais, até dezembro de 2009. Atualmente, 60 juizados já estão contemplados. Os números mostram porque no final do ano passado o Tribunal goiano se tornou o segundo em distribuição de processos em todo o País.


A meta 13, que pretende implantar o processo eletrônico em 100% das Varas de Execuções Penais da Comarca de Goiânia, ainda espera a conclusão do desenvolvimento do sistema ExecpenWeb, que encontra-se em desenvolvimento pela Diretoria de Informática. Atualmente, o software está 40,71% desenvolvido.


Já a meta 14, que objetiva implantar o Projudi nas seis Varas de Fazenda Pública da Comarca de Goiânia já concluída. A medida visa a racionalização do grande volume de processos que tramitam nestas Varas. Atualmente, outras 12 varas do interior também já possuem o sistema.


Buscando implementar em 100% dos gabinetes dos desembargadores a disponibilização online de acórdãos, despachos e decisões via Internet, a meta 15 trouxe, através do programa gabinete eletrônico, a possibilidade de uma nova ferramenta de trabalho para os magistrados. O sistema esta em fase de testes na 4ª Câmara Cível e até o final do mês de maio estará disponível para todos os desembargadores.