O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes participa, nesta quarta-feira (12/08), do 2º Encontro de Integração de Diretores de Foro de Goiás, em Pirenópolis (GO). O ministro dará uma palestra às 20h sobre “Gestão Estratégica e Participativa”, no hotel Pousada dos Pireneus. O encontro vai reunir 121 juízes da capital e do interior do Estado, durante quatro dias, no intuito de promover uma troca de experiências e boas práticas para melhorar a prestação de serviços ao cidadão. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes vai discutir com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, a criação de um planejamento de gestão estratégica para o Judiciário goiano.
No sábado (15/08), último dia do encontro, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, fará a conferência de encerramento do evento, a partir das 10h. O encontro vai permitir que os juízes discutam questões relacionadas à administração pública, à gestão de pessoas e de processos de trabalho no âmbito do Poder Judiciário. O evento terá como tema a gestão estratégica e participativa e está alinhado às recomendações do CNJ, que orienta os Tribunais a capacitarem os administradores de 1º e 2º grau. Por isso foram convidados a participar do evento não só os diretores de fóruns, mas também os 32 desembargadores que compõem o Tribunal goiano.
A idéia é promover o intercâmbio de práticas, projetos e iniciativas que se mostraram eficazes na condução dos trabalhos nas Comarcas. Um exemplo é o projeto Meu Guri, desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Aparecida de Goiânia, com medidas voltadas para o acolhimento de menores infratores. Outra prática que será apresentada durante o encontro é o Projeto Motivar, desenvolvido em Rio Verde, cujo objetivo é melhorar as rotinas de trabalho do fórum e aumentar a eficiência dos serviços prestados, valorizando os servidores da Justiça e incentivando-os a perseguir metas profissionais e pessoais. Também participarão do encontro a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) e a Escola Superior de Magistratura de Goiás (Esmeg).