Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Ministro Lelio Bentes toma posse como conselheiro do CNJ

Posse do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes como conselheiro do CNJ. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ Posse do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes como conselheiro do CNJ. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Indicado pelo TST, magistrado foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em 8 de abril, teve sua indicação aprovada pelo Plenário da Casa em 13 de abril e a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 29 de maio




Tomou posse, na manhã desta terça-feira (16/6), como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes Corrêa, em cerimônia que antecedeu a 28ª Sessão Extraordinária do Conselho. O ministro indicado pelo TST foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em 8 de abril, teve sua indicação aprovada pelo Plenário da Casa em 13 de abril e a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 29 de maio.


O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, saudou o novo conselheiro, que exercerá mandato de dois anos, ocupando a vaga que a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi deixou em abril. Lewandowski ressaltou a importância da trajetória do ministro na justiça trabalhista para integrar o órgão de cúpula do Judiciário.


"Mais que um membro do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Lelio Bentes Corrêa é, na verdade, um conselheiro da República. Integra um órgão importantíssimo, que é o segundo na hierarquia do Poder Judiciário Nacional. Vossa Excelência traz enorme experiência na carreira da Justiça do Trabalho, galgou todos os postos, chegou a ministro do Tribunal Superior do Trabalho e tenho certeza de que trará excelente e profícua contribuição para as atividades deste conselho, trazendo a perspectiva desta importante justiça que é a Justiça do Trabalho", afirmou o presidente.


Bentes é ministro do TST desde 29 de julho de 2003, quando passou a ocupar o posto destinado pela Constituição Federal a representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), instituição que integrava desde 1989. Natural de Niterói/RJ, Bentes é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. O ministro foi subprocurador-geral do Trabalho, chefiou a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente e integrou o Conselho Superior do MPT.


Fonte: Manuel Carlos Montenegro | Agência CNJ de Notícias