Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Morre ex-presidente do TJGO, desembargador José Lenar

Faleceu na manhã desta sexta-feira (10), aos 70 anos, o desembargador aposentado José Lenar de Melo Bandeira. O magistrado, que presidiu o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) de 22 de fevereiro de 2007 a 30 de janeiro de 2009, morreu no Hospital São Francisco de Assis, em Goiânia. O velório está sendo realizado na sala 4, no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde ocorrerá o sepultamento neste sábado (11), às 17 horas. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), Gilmar Coelho, e toda a diretoria da entidade se solidarizam com a dor dos familiares e amigos.


José Lenar exerceu 49 anos e 4 meses de função pública e se aposentou em outubro do ano passado, pouco antes de completar 70 anos. Na ocasião, ele foi homenageado pela ASMEGO pelos exercícios prestados em prol da magistratura. Ele foi advogado, delegado da Polícia Civil, atuou no Ministério Público por 17 anos e pelo Judiciário foram mais 15 anos, 4 meses e 4 dias, que ele fazia questão de dizer. O exame de Ordem da OAB ele não fez porque na sua época ainda era a Carteira de Solicitador.


O desembargador, querido por unanimidade no Judiciário goiano, realizou grandes feitos como presidente do Tribunal. Em sua gestão, criou o Planejamento Estratégico e o Plano de Metas, que depois foi implantado em todo o País pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, foi responsável pela implementação do Diário Eletrônico de Justiça e inaugurou mais de 22 fóruns em todo o Estado de Goiás.


“Sentirei muitas saudades, porque isso é o que eu sei fazer, construí minha vida aqui”, disse, na despedida do TJGO, quando desocupava as gavetas do gabinete. “Sempre busquei ser justo, correto e acho que consegui. Saio daqui sem deixar nenhum processo para ser julgado, e deixo um gabinete limpo”, completou, na época.


Currículo


José Lenar de Melo Bandeira foi eleito presidente do TJGO no biênio 2007/2009. Nascido em Porto Franco (MA), viveu em Tocantinópolis, Norte de Goiás, hoje no Estado do Tocantins, até 1962, quando se transferiu para Goiânia.


Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, em 1972. Foi aprovado em concurso para delegado de Polícia em 1973 e para promotor de Justiça em 1975. Permaneceu no Ministério Público estadual até 23 de junho de 1997, quando passou a ocupar a vaga de desembargador no TJGO.


Foi professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e presidente, vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).


Atualizada em 11/05/2013 às 08h15.