Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Mutirão de registro civil envolve órgãos públicos e privados


Envolvimento dos órgãos públicos e privados e setores da sociedade civil e mobilização de todos os juízes e servidores, na capital e no interior, para que a Semana Nacional de Mobilização pelo Registro Civil de Nascimento, organizada por recomendação do Conselho Nacional de Justiça e Poder Judiciário estadual, de 17 a 23 de novembro, alcance êxito. Essa foi a principal conclusão da reunião de trabalho realizada nesta manhã, na Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás para tratar da realização da campanha.


O 2º juiz-corregedor e presidente da Comissão Especial do Mutirão do Registro Civil, Wilson Safatle Faiad, explicou que cada magistrado deverá definir o local para realização da semana, bem como estabelecer contato com as prefeituras para envolver os órgãos municipais. Segundo ele, todos os 258 cartórios de registro civil do Estado devem ser mobilizados para receber os interessados nos dias da campanha.


A representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Cidadania de Goiás, Vânia Prata, manifestou a necessidade de dar atenção especial às regiões mais carentes de Goiás, como o nordeste goiano. Ela citou como exemplo o município de Cavalcante, em que os agentes de saúde têm de se locomover de bicicleta e gastam até 12 horas para atingir os moradores mais isolados. Segundo Vânia Prata, esses moradores são os mais carentes de cidadania e os menos informados sobre seus direitos.


O tabelião Antônio do Prado lembrou que o índice de sub-registro em Goiânia chega a 10% e nas regiões mais carentes, 30%. A representante do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idetech), Adriane Espíndola, afirmou que há possibilidade de criação de mecanismos que façam a interligação das maternidades com os cartórios de registro civil, para que a criança deixe a maternidade em que nasceu com a certidão de nascimento. Representante da Agência Goiana de Comunicação (Agecom), Rosane Lousa Vieira, colocou os veículos de comunicação do Estado à disposição para divulgar a campanha.