Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Na Câmara dos Deputados, ASMEGO participa de ato em defesa da independência da magistratura

Ato foi realizado pela Frentas, com coordenação da AMB Ato foi realizado pela Frentas, com coordenação da AMB

“O ato foi uma demonstração de que a magistratura brasileira está alerta a possíveis articulações que possam atentar contra a independência e autonomia do Judiciário. Também demonstra que os juízes goianos estão participativos na luta pela manutenção e garantia das prerrogativas da classe." Foi o que avaliou o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, acerca da mobilização realizada pela magistratura goiana e nacional e por membros do Ministério Público, nesta quarta-feira (5), em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira (Frentas), coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em prol da valorização das carreiras e contra projetos que configuram retaliação, afetando as prerrogativas, a autonomia funcional e criminalizando suas atividades.

Presidente Wilton Müller e magistrados goianos no ato em Brasília Presidente Wilton Müller e magistrados goianos no ato em Brasília

A manifestação reuniu magistrados, membros do Ministério Público e parlamentares que lotaram o plenário 2 da Câmara dos Deputados. Além do presidente da associação, Goiás foi representado pelos juízes Alano Cardoso e Castro; Cristian Battaglia de Medeiros; Luciane Cristina Duarte dos Santos; Lígia Nunes de Paula; Simone Pedra Reis; Diego Custódio Borges; e Lucas Mendonça Lagares. O evento também teve como pauta a comemoração do 28º aniversário da promulgação da Constituição Federal, que ocorreu no dia 5 de outubro de 1988.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, que presidiu o ato, destacou a importância da luta das instituições contra iniciativas que objetivam constranger as autoridades que atuam no enfrentamento à corrução ou ações que queiram reduzir estrutura, recursos e atribuições do sistema de Justiça brasileiro.“A magistratura brasileira está em assembleia permanente. Estamos mobilizados e este ato é mais um passo que estamos dando”, afirmou.

Também participaram da mobilização representantes de demais associações da magistratura e deputados federais. O coordenador da Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), foi apoiador do protesto. "O Judiciário brasileiro vive um protagonismo sem igual. É o depositário das esperanças do povo”, afirmou. Confira aqui mais discursos de apoio de magistrados e parlamentares.

Após o ato, a Frentas publicará uma carta aberta da magistratura e do Ministério Público destacando a preocupação das instituições à sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação com informações da Ascom/ AMB