Ato foi realizado pela Frentas, com coordenação da AMB
“O ato foi uma demonstração de que a magistratura brasileira está alerta a possíveis articulações que possam atentar contra a independência e autonomia do Judiciário. Também demonstra que os juízes goianos estão participativos na luta pela manutenção e garantia das prerrogativas da classe." Foi o que avaliou o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, acerca da mobilização realizada pela magistratura goiana e nacional e por membros do Ministério Público, nesta quarta-feira (5), em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira (Frentas), coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em prol da valorização das carreiras e contra projetos que configuram retaliação, afetando as prerrogativas, a autonomia funcional e criminalizando suas atividades.
Presidente Wilton Müller e magistrados goianos no ato em Brasília
A manifestação reuniu magistrados, membros do Ministério Público e parlamentares que lotaram o plenário 2 da Câmara dos Deputados. Além do presidente da associação, Goiás foi representado pelos juízes Alano Cardoso e Castro; Cristian Battaglia de Medeiros; Luciane Cristina Duarte dos Santos; Lígia Nunes de Paula; Simone Pedra Reis; Diego Custódio Borges; e Lucas Mendonça Lagares. O evento também teve como pauta a comemoração do 28º aniversário da promulgação da Constituição Federal, que ocorreu no dia 5 de outubro de 1988.
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, que presidiu o ato, destacou a importância da luta das instituições contra iniciativas que objetivam constranger as autoridades que atuam no enfrentamento à corrução ou ações que queiram reduzir estrutura, recursos e atribuições do sistema de Justiça brasileiro.“A magistratura brasileira está em assembleia permanente. Estamos mobilizados e este ato é mais um passo que estamos dando”, afirmou.
Também participaram da mobilização representantes de demais associações da magistratura e deputados federais. O coordenador da Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), foi apoiador do protesto. "O Judiciário brasileiro vive um protagonismo sem igual. É o depositário das esperanças do povo”, afirmou. Confira aqui mais discursos de apoio de magistrados e parlamentares.
Após o ato, a Frentas publicará uma carta aberta da magistratura e do Ministério Público destacando a preocupação das instituições à sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação com informações da Ascom/ AMB