Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

"Na luta contra a corrupção, a magistratura goiana não baixará a cabeça", diz presidente da ASMEGO ao abrir congresso

Foi aberta, nesta quinta-feira (31), a primeira mesa de trabalhos do 12º Congresso Goiano da Magistratura, organizado pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). O evento foi liderado pelo presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, e contou com participação de autoridades do Poder Judiciário Federal e estadual, bem como representantes de entidades classistas, além da diretora da Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg), juíza Maria Socorro de Souza Afonso Silva.


Antes de iniciar o discurso de abertura do congresso, Gilmar Coelho conclamou os congressistas ao ato de um minuto de silêncio em homenagem ao desembargador do TJGO Benedito Camargo Neto, que faleceu na madrugada desta quinta-feira. O jurista lutava há um ano contra um câncer. De volta à palavra, Gilmar ressaltou a participação, no evento, de operadores do Direito e comunidade em geral. O juiz esclareceu que o tema do congresso, "A Magistratura e o Combate à Corrupção e Impunidae nos 25 anos da Constituição Federal de 1988", foi escolhido como resposta da magistratura goiana aos protestos desencadeados em junho último, por todo o Brasil, pelo fim da corrupção no País.





Gilmar ressaltou, também, a presença de renomados juristas, doutrinadores, pesquisadores e especialistas elencados na programação do evento. Entre eles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, responsável pela palestra magna do congresso. "Nosso Judiciário encampou, com mais veêmencia, desde o ano passado, o julgamento de processos que apontam para atos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública, na esteira do que preconiza a Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça", justificou Gilmar Coelho sobre a atuação da magistratura em torno do tema do encontro.


"Na luta contra a corrupção e a impunidade, a magistratura goiana não baixará a cabeça e continuará cerrando fileiras junto com todas as carreiras e operadores do Direito que pretendem olhar para trás e ver que construíram um futuro melhor, mais digno, mais ético – livre destas nódoas que impregnam nossa nação e que, seguramente, com a continuidade deste esforço coletivo, conseguiremos extirpar", concluiu o juiz Gilmar Coelho.


Prestigiaram a abertura solene do congresso, entre outras autoridades, o desembargador Zacarias Neves Coelho, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula; secretário-geral da Casa Civil, Vilmar da Silva Rocha, representando o governador Marconi Perillo; juiz Adegmar José Ferreira, vice-presidente da ESMEG; desembargador Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); desembargadora Nelma Branco Ferreira, corregedora-geral da Justiça de Goiás; desembargador Walter Carlos Lemes, vice-presidente e corregedor Eleitoral de Goiás; desembargador Elvecio Moura dos Santos, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás, desembargadora Elza Cândida da Silveira; juiz Átila Naves Amaral, diretor do Foro da comarca de Goiânia; procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins; promotor de Justiça Bruno Barra Gomes, representando o presidente da Associação Goiana do Ministério Público; defensor publico-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo; promotor de Justiça Arthur José Jacon Matias, representando o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; advogado Sebastião Macalé, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás; delegado Geraldo André Scarpellini, superintendente Regional da Polícia Federal em Goiás; procurador-geral do Município de Goiânia, Carlos Freitas Borges Filho; secretário de Estado da Segurança Pública, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita; e juízes João Ricardo e Roberto Bacelar, candidatos à presidência da AMB.


O Congresso da Magistratura conta com apoio da Escola Superior da Magistratura de Goiás (ESMEG). Acompanhe os desdobramentos do evento aqui, no portal.