Juíza Aline Vieira Tomás
A magistrada Aline Vieira Tomás participa semanalmente de programa em sua comarca, informando a população do cotidiano do fórum
Utilizando as ondas do meio de comunicação considerado mais democrático do País, o rádio, a juíza Aline Vieira Tomás, da comarca de Silvânia, diretora-adjunta de Comunicação da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), tem conseguido aproximar o Poder Judiciário de uma cidade inteira. Ao vivo, todas as quartas-feiras, às 9h30, pela Rádio Rio Vermelho, a magistrada esclarece dúvidas de ouvintes e deixa a população informada da rotina do Fórum.
“A participação é maciça e as pessoas passaram a participar, efetivamente, do que acontece no fórum. Semana passada tivemos alguns júris aqui - em Silvânia. Então, os programas foram destinados a explicar como eles funcionam e, inclusive, convidamos os ouvintes a acompanhar os julgamentos, por se tratarem de sessões públicas. Foi uma ação muito interessante. Tinha gente que nunca tinha visto um júri e nem sabia que podia comparecer ali”, comemora a juíza.
Cidadão bem informado
Graças ao “Em sintonia com a Justiça”, foi possível criar uma nova cultura em Silvânia. De acordo com a juíza, antes, mesmo que não tivessem um processo em andamento, ao invés de procurarem um advogado para narrar sua situação e, assim, ingressarem com a ação, as pessoas tinham o hábito de ir ao fórum pedir para falar com um juiz. O magistrado, então, explicava que só poderia atuar quando existisse um processo.
“Está muito melhor agora. Ao invés das pessoas procederem dessa maneira, elas podem fazer a pergunta para a gente, no programa de rádio e, de acordo com a reposta, elas conseguem saber se é necessário ingressar com uma ação judicial. Na maioria dos casos, isso nem é preciso. Tudo é resolvido com a reposta ao questionamento, mesmo. As pessoas, agora, me veem como aliada”, comemora.
Comunicação e Justiça
O rádio é o principal meio de comunicação de Silvânia. Com o programa e a participação da magistrada, os moradores podem aprender e participar do que acontece no município. Toda semana, um promotor de Justiça - convidado pela magistrada – também responde às perguntas dos ouvintes, que têm a oportunidade de ter informações sobre o que as atribuições do Poder Judiciário e do Ministério Público.
“Essa prestação de serviço público é importante na medida em que as pessoas acabam tendo acesso direto a informação correta e oficial. O cidadão pode resolver seu problema por si só ou mesmo saber o caminho, poupando tempo e até dinheiro”, finaliza a juíza Aline Vieira Tomás.
A participação da magistrada no "Em sintonia com a Justiça" pode ser acompanhada ao vivo através do endereço www.radioriovermelho.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO. Texto: jornalista Victor Hugo de Araújo. Foto: Luciana Lombardi